História
Em 2 de setembro de 1971 era dado o primeiro passo que resultaria na criação da OAB Guarapuava. Nessa data foi realizada a primeira reunião para se discutir a necessidade e a possibilidade de Guarapuava ser uma Subseção da Ordem.
Nessa reunião estava presente a advocacia e, entre eles, doutor Newton José de Sisti, advogado militante na capital do Estado e membro da OAB Paraná – no futuro, de 1979 a 1981, dr. Newton foi presidente da OAB Paraná.
Também participou dessa reunião o dr. Jeorling Cordeiro Clève, natural de Pitanga, que na época era Juiz de Direito da 2ª Vara de Guarapuava.
A reunião gerou frutos. Em 20 de outubro de 1971 foi realizado o protocolo do Pedido de Criação e Instalação de uma Subseção da Ordem em Guarapuava, com sua jurisdição abrangendo as vizinhas comarcas de Pitanga, Prudentópolis e Laranjeiras do Sul. O pedido foi assinado pelo dr. Edison José Sanches, presidente provisório, e Sidney Bastos Marcondes, 1º secretário.
Na época, a justificativa apresentada pela advocacia de Guarapuava, assinada por 22 profissionais da cidade, foi a de que havia a necessidade de reunir comarcas circunvizinhas de intenso intercâmbio profissional, comercial, político e econômico. Como a região era distante da capital, assim seria melhor atendida quanto ao relacionamento de seus profissionais.
A advocacia de Prudentópolis, representantes da região centro-oeste-sul do Estado, então com 4 advogados, destacou que a tendência descentralizadora, longe da separação, era uma premissa e um anseio de união. Afirmou que a concretização “tornaria jubilosa grande parcela de filiados”.
A advocacia de Pitanga, então com 5 advogados, destacou que a região era carente de uma Subseção da entidade para maior atendimento aos bacharéis que militavam no interior.
Por fim, a advocacia de Laranjeiras do Sul, representativa da região centro-oeste, então com 7 advogados, manifestou integral solidariedade à iniciativa.
O conselheiro estadual designado pela OAB PR para emitir parecer a respeito do pedido foi José Rodrigues Vieira Neto, que empresta seu nome à medalha que é a maior honraria da Seccional.
Em 4 de novembro de 1971, o Conselho Pleno da OAB PR, por unanimidade, aprovou o relatório e parecer de Vieira Neto, autorizando a criação da Subseção de Guarapuava da Ordem dos Advogados do Brasil. A instalação foi em 27 de março de 1972, sendo a sétima Subseção criada no estado.
De lá para cá, em mais de 50 anos de existência, a OAB Guarapuava se estruturou, fortaleceu laços com a advocacia local e regional e expandiu horizontes, acompanhando, principalmente, a modernização que o passar do tempo trouxe à sociedade.
A Subseção de Guarapuava, que iniciou com cerca de 38 advogados, hoje conta com cerca de 1.300.
A primeira sede, adquirida em 1993 na gestão do então presidente da Seccional Francisco Accioly Rodrigues da Costa Neto, estava localizada na Rua Coronel Saldanha, no Centro de Guarapuava.
Por anos, o espaço atendeu as demandas da advocacia local e regional, mas, com o crescimento da profissão, passou a se tornar pequeno para todos os serviços de suporte que a Ordem oferece aos profissionais. E a partir daí nasceu o sonho de uma nova sede.
Em 2017, após anos de trabalho e articulações, que tiveram o envolvimento de diversos advogados e advogadas, o terreno para a nova sede da OAB Guarapuava foi adquirido, na gestão do presidente da OAB Paraná, José Augusto de Noronha, e do presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia.
Dois anos depois, em 2019, a OAB Guarapuava mudou para uma sede própria, ampla e considerada atualmente um dos prédios mais bonitos de Subseções do Brasil, localizada bem de frente para um dos endereços mais conhecidos e admirados do terceiro planalto paranaense, o Parque do Lago. A inauguração ocorreu na gestão da presidente da Subseção, Maria Cecília Saldanha, e do presidente da Seccional, Cássio Lisandro Telles.
A atual sede da OAB Guarapuava conta com um dos edifícios de Subseção mais modernos do Paraná, com quatro pavimentos que somam 790 metros quadrados de área construída. São dois escritórios compartilhados, espaço de convivência e auditório para 200 pessoas. A estrutura foi pensada para proporcionar o melhor atendimento possível às advogadas e advogados de Guarapuava e de toda a região.
A OAB Guarapuava conta também sete salas de apoio à advocacia, que hoje estão localizadas no Fóruns Estadual de Guarapuava, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Fórum de Pinhão, Penitenciária Industrial de Guarapuava, Cadeia Pública de Guarapuava e Penitenciária Estadual de Guarapuava. Todas igualmente equipadas com os recursos de informática e espaço adequado de trabalho, proporcionando amplo apoio aos profissionais no desempenho de suas atividades profissionais cotidianas.
Hoje, a Subseção de Guarapuava abrange, além de Guarapuava, os municípios de Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Turvo.