Notícias

Subseção reabre eventos presenciais com debate sobre suporte legal na inovação

30 de novembro de 2021

Nesta terça-feira (30) foi a vez da Subseção sediar mais um debate da Conferência Guarapuava 2035. O evento com foco em inovação vem ocorrendo há mais de um mês, envolvendo diversos segmentos da sociedade. O encontro marcou o retorno dos eventos presenciais na sede da OAB Guarapuava.

(Foto: Ascom)

Com o tema “suporte legal na inovação para Guarapuava 2035”, advogados, advogadas e lideranças locais participaram de discussões sobre a legislação estadual vigente voltada às políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação. O objetivo foi pensar em mecanismos para alinhar o ecossistema de inovação com a legislação do Paraná e município.

A presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, ressaltou a importância de debater projetos e discutir soluções que possam auxiliar no desenvolvimento da cidade.

“Nós temos como propósito alcançar os resultados de crescimento e isso é bom para todos, para o município, é bom para o Estado. E é por meio desse diálogo com o município, com o Estado e com a sociedade civil organizada, que encontraremos um ponto em comum para que possamos avançar, levar conhecimentos, mas também trazer demandas que inovem Guarapuava”.

O advogado e presidente da comissão de inovação e gestão da OAB Paraná, Rhodrigo Deda, realizou a abertura do encontro. Ele apresentou o “Sandbox Regulatório Estadual”, uma iniciativa que eleva conceitos de cidades inteligentes, permitindo criar um ambiente para que as startups possam testar projetos inovadores, englobando produtos ou serviços experimentais.

“Nós podemos desenvolver vários projetos inovadores, testando produtos e serviços englobando a economia e o conhecimento, aplicando estratégias em pontos simples como soluções para o lixo, saneamento básico, melhorias para problemas da saúde”, explicou.

A presidente da Comissão de Inovação, Gestão e Propriedade Intelectual, Cláudia Crisostimo, destacou os benefícios da Lei Paranaense de Inovação, especialmente a Lei Municipal 095/2018, que permite a realização de programas para favorecer a economia do município e resultou em iniciativas como o Emprime, que já teve parceria com a Subseção.

“Guarapuava fez o combo completo com a competência tributária, incentivou principalmente às empresas que querem investir em ciência e tecnologia, melhorando a economia, educação e tudo que auxilia a transformação da sociedade. Fortalecendo, desburocratizando leis e inovando projetos”.

O secretário de desenvolvimento econômico e inovação, Sávio Denardi, lembrou que a conferência está na reta final após mais de 50 dias de eventos constantes e “de iniciativas de disseminação da cultura de inovação”.

“Estamos aqui para disseminar e ampliar todo sistema de inovação, inserindo toda a sociedade através de ideias e ações. Espero que possamos executar todas as ideias que foram debatidas e que em 2035 tenhamos um futuro brilhante para Guarapuava”.

O evento contou, ainda, com representação do Governo do Estado nos debates, representado pelo superintendente de ciência e tecnologia, Aldo Nelson Bona. A conferência teve a contribuição técnica, ainda, assessora da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, da assessora Erika Juliana Dmitruk e do advogado André Almeida Gonçalves, que encerrou o evento apontando a importância dos incentivos financeiros e as questões legais voltadas à ciência.

O evento foi organizado pela Comissão de Inovação, Gestão e Propriedade Intelectual da OAB Guarapuava, Fórum CT&I de Guarapuava, Prefeitura Municipal e Sebrae.