Palavra da presidente: 52 anos de instalação da OAB Guarapuava

27 de março de 2024

Nesta quarta-feira, dia 27 de março de 2024, comemoramos 52 anos de instalação (e de trabalho) da OAB Guarapuava.  E sempre é tempo de resgatarmos a nossa história.

Nossa primeira reunião para discutição da necessidade e da possibilidade da criação e instalação de uma Subseção da Ordem com sede em Guarapuava foi em 2 de setembro de 1971.

Nesta reunião estava presente a advocacia e, entre eles, dr. Newton José de Sisti, advogado militante na capital do Estado e membro da OAB Paraná. O dr. Newton seria no futuro presidente da OAB Paraná, com mandato de 1979-1981.

Além da advocacia, participou dessa reunião o dr. Jeorling Cordeiro Clève, guarapuavano, já falecido, que na época era juiz de Direito da 2ª Vara de Guarapuava.

Essa primeira reunião gerou frutos e, em 20 de outubro de 1971, foi realizado o protocolo do Pedido de Criação e Instalação de uma Subseção da Ordem em Guarapuava, com sua jurisdição abrangendo as vizinhas comarcas de Pitanga, Prudentópolis e Laranjeiras do Sul.

Este pedido foi assinado pelo dr. Edison José Sanches, presidente provisório, e Sidney Bastos Marcondes, 1º secretário.

A justificativa apresentada pela advocacia de Guarapuava, assinada por 22 profissionais da cidade, foi que havia a necessidade de reunir comarcas circunvizinhas de intenso intercâmbio profissional, comercial, político e econômico, região essa distante da capital do Estado e que, assim, seria melhor atendida no tocante ao relacionamento de seus profissionais com uma subseção local.

A advocacia de Prudentópolis, representantes da região centro-oeste-sul do Estado, com 4 advogados, destacou na época que a tendência descentralizadora, longe da separação, era uma premissa, um anseio de união. E a concretização, se admitida e aceita pelo Conselho da Ordem, tornaria jubilosa grande parcela de filiados.

A advocacia de Pitanga, com 5 advogados, destacou na ocasião que a região se ressentia de uma Subseção da entidade de classe visando dar maior atendimento aos bacharéis que militam no interior.

Por fim, a advocacia de Laranjeiras do Sul, representativa da região centro-oeste, com 7 advogados, manifestou integral solidariedade a iniciativa de organização de uma Subseção com sede em Guarapuava.

O conselheiro estadual designado pela OAB PR para emitir parecer a respeito do pedido foi José Rodrigues Vieira Neto, que hoje empresta o próprio nome a medalha que é a maior honraria da Seccional.

Para nossa alegria, em 4 de novembro de 1971, o Conselho Pleno da OAB PR, por unanimidade, aprovou o relatório e parecer do conselheiro e autorizou a criação da Subseção de Guarapuava da Ordem dos Advogados do Brasil.

Então, neste ano de 2024, completamos 52 anos de instalação. 52 anos de história, 52 anos de trabalho realizado, 52 anos da instituição congregando a advocacia.

Somos a sétima Subseção do Paraná.

Prudentópolis, Pitanga e Laranjeiras do Sul há muitos anos são sedes de Subseção da OAB PR.

A Subseção de Guarapuava, que iniciou com cerca de 38 advogados, hoje conta com mais de 1.200.

E assim reconhecemos e agradecemos os caminhos abertos, pavimentados e trilhados, nos últimos 52 anos por nossos colegas de profissão.

Honraremos os esforços empreendidos e daremos continuidade ao desenvolvimento da advocacia em Guarapuava e região.

Maria Cecília Saldanha
Presidente da OAB Guarapuava