OAB Guarapuava homenageia ex-presidentes e inaugura galeria permanente

03 de setembro de 2021

A OAB Guarapuava inaugurou nesta sexta-feira (03) a sua Galeria de Ex-presidentes, espaço permanente dentro do prédio da Subseção em homenagem aos profissionais que já presidiram a Ordem e contribuíram com o crescimento da advocacia na região. A programação fez parte da agenda de ações do cinquentenário da Subseção, celebrado oficialmente em novembro deste ano.

Da esquerda para direita: Maria Cecília Saldanha, Edison Sanches, Iberê Sasso, Ademar Moss, Alexandre Barbieri Neto e Cássio Telles (Foto: Prime Films)

O evento contou com a presença do presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, da presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha; da vice-presidente da Seccional, Marilena Winter; secretária-geral adjunta, Christhyanne Regina Bortolotto; tesoureiro Seccional Henrique Gaede; secretário-geral da Subseção, André Almeida Gonçalves; secretária-geral adjunta, Edinara Zago; tesoureiro, Milton Korzune; delegada da CAA-PR, Andreia Oliveira Mariotti Nunes, além de ex-presidentes.

Parte da atual diretoria da Subseção, responsáveis pela homenagem aos ex-presidentes (Foto: Ascom)

Em sua fala de saudação, o presidente Cássio relembrou o valor do trabalho voluntário de advogados e advogadas, que dedicaram seu tempo em prol do coletivo. Mesma linha de pensamento da vice-presidente, Marilena, que fez seu pronunciamento sobre

“Nesta sede, olhando para esta paisagem maravilhosa de Guarapuava, nós sentimentos a força da advocacia. E com cada um dos presidentes, nós advogados paranaenses nos sentimos representados. Sabemos da importância que é o presidente de uma Subseção, no contato com os advogados e no apoio à Seccional”.

A presidente, Maria Cecília Saldanha, referenciou que a galeria é uma homenagem justa aos profissionais, ao mesmo tempo que é um resgate da história da Ordem.

(Foto: Ascom)

“Neste Jubileu de Ouro, já que as comemorações presenciais seguem restritas, nós estamos fazendo atividades, tanto quanto possível, para lembrar trechos importantes da história da Subseção e resgatarmos momentos e pessoas essenciais nesta jornada. Nos nossos canais digitais, nossos ex-presidentes já tinham seus espaços consumados, mas nesta sede nova, não poderíamos deixar de ter um local especial para todos”, destacou.

SAUDOSISMO

Representando todos os ex-presidentes, estiveram presentes os advogados e ex-gestores da Ordem, Edison José Sanches (1971-1972), decano da OAB; Iberê Eduardo Sasso (1989-1990 e 1993-1994); Ademar Moss (1991-1992); e Alexandre Barbieri Neto (2010-2012). Ao todo, em 50 anos de história, a Ordem teve 16 presidentes.

“Cada vez que me convidam para uma reunião da OAB, é muita satisfação. E este é um ano de festas. É uma satisfação para todos e para mim principalmente, cada vez que sou mencionado como o decano da categoria”, disse o Edison José Sanches, no auge dos seus 95 anos de idade.

Alexandre Barbieri Neto relembrou que em sua gestão os advogados e advogadas celebravam o aniversário de 40 anos da Ordem.

“Me sinto iluminado de ter feito parte da história bonita da OAB Guarapuava e da nossa Seccional. Na ocasião em que eu presidi, nós comemoramos 40 anos de Subseção e eu me lembro bem quando fui ao escritório do dr. Iberê e do dr. Sanches, convidá-los para receberem a homenagem daquele aniversário. E fico muito contente em vê-los aqui, novamente, sendo mais uma vez homenageados. Também é motivo de muito orgulho para mim”.

Já o ex-presidente, Ademar Moss, fez referência ao crescimento da Ordem com o passar dos anos.

“Me lembro muito bem como começou a OAB Guarapuava, com uma sala emprestada que nós ‘tomamos’ da diretoria do Fórum. De lá para cá evoluiu-se de uma forma tão maravilhosa que, na verdade, todos nós estamos de parabéns”, disse.

A história da OAB, sob o prisma de alguns ex-presidentes, será divulgada em formato de minidocumentário ainda no segundo semestre deste ano. Na solenidade, também ocorreu o lançamento do livro Da Poeria & Lama à Nuvem, que relata detalhes da advocacia interiorana, além da entrega de Láureas de Agradecimentos à profissionais que contribuíram com o livro, produzido com apoio da Seccional e Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR).