Notícias

OAB Guarapuava e comitiva da OAB Paraná acompanham júri popular do caso Tatiane Spitzner

04 de maio de 2021

A OAB Guarapuava e OAB Paraná estão acompanhando nesta terça-feira (04) o primeiro dia do júri popular do caso Tatiane Spitzner, no Fórum Estadual de Guarapuava. Estão presentes a presidente da Subseção, Maria Cecília Saldanha, a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, o secretário-geral Rodrigo Sanchez Rios, o diretor de prerrogativas Alexandre Salomão, o procurador de prerrogativas, Wellington Murillo de Almeida, e o representante da Subseção nos autos, Marinaldo José Rattes.

Tatiane, que era advogada guarapuavana, faleceu em 2018 após cair do 4º andar do prédio em que morava. Luis Felipe Manvailer, ex-marido da vítima, é réu no caso acusado de ter matado a esposa.

O júri foi iniciado na manhã de hoje após o cancelamento do último dia 10 de fevereiro, quando a defesa do réu abandonou a sessão. Agora, a previsão é que o julgamento dure entre dois e três dias. Haverá transmissão ao vivo da fase final de debates pelo canal do Tribunal de Justiça (TJ-PR), via YouTube (acesse aqui). A decisão do juiz foi dada para preservar a incomunicabilidade das testemunhas, vez que algumas serão ouvidas por videoconferência.

O CASO

Preso há dois anos e seis meses na Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), Manvailer responde por homicídio qualificado com as qualificadoras de feminicídio, motivo fútil e morte mediante asfixia. Ele também é acusado por fraude processual. Antes da morte de Tatiane, imagens do circuito de segurança mostram a advogada sendo agredida diversas vezes pelo réu.

A OAB Guarapuava e a OAB Paraná atuaram desde o início do caso acompanhando todas as fases do processo penal. A participação da Ordem no plenário do júri se faz necessária, além de acompanhar o desfecho da causa penal e garantir o cumprimento das prerrogativas de acusação e defesa, para estar próxima de ações que também combatem a violência doméstica, problema social grave presente em todas as classes sociais e profissões.