OAB Guarapuava apoia movimento de eleições diretas no Conselho Federal

01 de outubro de 2020

A OAB Guarapuava está apoiando a campanha ‘Quero Diretas na OAB’, pioneiro no país e liderado pela OAB Paraná. O evento será lançado na próxima segunda-feira (5), às 19h, pelo YouTube da Seccional. A participação de advogadas e advogados guarapuavanos que apoiam o movimento é primordial.

O movimento da Seccional pela escolha direta dos diretores que compõem o Conselho Federal da OAB (CFOAB) nasceu em 2013, durante a gestão do presidente Juliano Breda. Agora, o tema está na pauta do próprio CFOAB, tendo o debate começado por uma comissão integrada por dois conselheiros federais do Paraná: Airton Martins Molina e Artur Humberto Piancastelli.

A bancada paranaense no Conselho Federal é unânime na defesa do voto direto. A posição vem de encontro à vontade de grande parte da advocacia, como ficou evidenciado na consulta aberta da Seccional no primeiro semestre de 2020. Dos 1.253 profissionais que participaram da enquete, 92% manifestaram preferência do voto direto. Importantes juristas paranaenses — dentre os quais René Ariel Dotti, Eunice Martins e Scheer, Romeu Bacellar, José Miguel Garcia Medina e Clèmerson Merlin Clève — têm dado voz ao desejo da maioria com depoimentos de apoio à campanha #QueroDiretasnaOAB.

Para o presidente da OAB, Cássio Telles, o modelo atual, de voto indireto, carece da abertura de oportunidades para um diálogo prévio que permita ao candidato apresentar suas ideias e projetos e, ao mesmo tempo, ouvir da base da advocacia sugestões que possam contribuir com sua gestão.

“Em geral, os presidentes do Conselho Federal são dirigentes de Ordem já experimentados em outras funções da instituição, mas esse diálogo pré-eleitoral permitiria que expandissem o conhecimento de suas realidades regionais para uma visão mais ampla de todo o Brasil”.