OAB Guarapuava: 50 anos de história e Direito!

05 de abril de 2021

Em 2021, além do sentimento de esperança cada vez mais forte que invade nossas vidas com a possibilidade de cura da Covid-19, aflora em nós, advogadas e advogados de Guarapuava e região, um sentimento tão forte quanto: gratidão. É que neste ano ainda tão marcante em nossas vidas, a OAB Guarapuava celebra seu cinquentenário. 50 anos de história ao lado da advocacia, servindo não só a nossa classe, mas contribuindo diariamente com a garantia dos direitos da nossa população. E mais: enfrentando bravamente e se adaptando rapidamente aos desafios que a nova vida impõe.

Uma instituição como a OAB Guarapuava chegar aos seus 50 anos em um ano como 2021, em que o mundo – e especialmente o Brasil – ainda enfrentam uma pandemia sem precedentes, resume bem a história percorrida por todos os profissionais que lutaram pela Ordem na nossa região. Somos filhas e filhos de uma história com batalhas que muitas vezes se perdem no tempo, mas que foram essenciais para a consolidação da Advocacia na Terra do Lobo Bravo. Mas hoje é necessário ir além. Não bastará apenas nos adaptarmos e prosseguimos. Será fundamental fazermos melhor – e sim, no plural.

Na sociedade brasileira, atualmente tensionada de diferentes maneiras, advogadas e advogados são cada vez mais indispensáveis, afinal, enquanto milhares de pessoas se ocupam da proteção das vidas de quem adoece, e outros milhares são vítimas diretas ou indiretas de uma pandemia cujo controle total ainda parece distante, a proteção dos direitos dos indivíduos não pode ser deixada de lado. Mas há um outro lugar onde a presença dos nossos profissionais também é indispensável: dentro, justamente, da OAB.

A nossa Subseção foi construída a muitas mãos, com muitos sonhos. Alguns já foram realizados, como a nossa nova casa, inaugurada em 2019. Outros, ainda estamos batalhando. Mas denominador comum entre as conquistas que já tivemos e as que ainda estão por vir é, sem dúvidas, a presença dos nossos profissionais. Aqueles que enxergam na Ordem mais que um mecanismo de defesa das nossas prerrogativas, mas também, como uma ferramenta de transformação social. E é exatamente isso que queremos continuar fazendo: transformando – a realidade dos nossos profissionais, da nossa cidade e a nós mesmos.

Que o legado construído nessas cinco décadas pelos e pelas profissionais do Direito de Guarapuava e região possa nos servir tanto como estrada pavimentada a trilhar, quanto como repertório de ideias e de práticas nas quais possamos nos inspirar.

Maria Cecília Saldanha
Presidente da OAB Guarapuava