OAB de Guarapuava sediará Comitê 9840

22 de agosto de 2014

A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Guarapuava terá a sua sede como ponto de referência para o Comitê 9840 na região. A Ordem foi uma das propositoras do comitê na cidade que já está formado e atuando na cidade com o objetivo de combater a corrupção eleitoral e receber denúncias. Outras entidades também participam da iniciativa que segue os princípios da Lei 9840/99, primeira lei de iniciativa popular que pune a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa.

O presidente da OAB em Guarapuava, Marcos Carvalho ressaltou a importância do comitê durante o lançamento da coordenação na cidade, já que as denúncias, se efetivadas, podem até levar o candidato à perda do mandato. “É fundamental que o cidadão não se silencie. Se souber de algum caso de corrupção, precisa levar ao Comitê, depois, todas as denúncias serão levadas ao Ministério Público Eleitoral, à juíza Eleitoral e à Polícia Federal para que os fatos sejam averiguados”, explicou Carvalho.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone (42) 9840 9840. O Comitê 9840 é composto pelo coordenador geral, representando a OAB Guarapuava, o advogado Dorival Modolon; vice-presidente, o rerepsentante da Escola de Fé e Política, advogado Arthur Bittencourt Júnior; secretária Thaís Alexandra Schimidt, do Observatório Social de Guarapuava; assessor de comunicação, o jornalista do Diário de Guarapuava, Cristiano Martinez; e comissão de Publicidade, o jornalista da Central Cultura de Comunicação, Luãn Chagas.

Outras duas comissões ainda foram definidas, a de informação com Marcelo Cavagnari (Concejug), José Jacir de Queiróz (Extra Guarapuava) e José Abel Brina Olivo (Observatório Social de Guarapuava); e a de Fiscalização com o professor Claudio Cesar de Andrade (Unicentro), Tathiane Carvalho (Sindicato dos Bancários), Joarez Camargo (Ugam) e Nereu Pontarolo (Conselho Popular).