Notícias

“O caso de Tatiane é uma reflexão sobre o combate ao feminicídio”, diz presidente da OAB Guarapuava

11 de maio de 2021

O caso da advogada guarapuavana Tatiane Spitzner, que teve sua finalização na noite da última segunda-feira (10) com a condenação do réu Luis Felipe Manvailer, se consolidou como um símbolo de reflexão para a sociedade no combate à violência doméstica e ao feminicídio. Foi o que avaliou a presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha.

“A advocacia sentiu muito, desde o início, a morte de Tatiane. Com a condenação, aflora em nós o sentimento de que, mais que nunca, a violência doméstica e o feminicídio precisam ser combatidos diariamente, em todas as classes, em todas as profissões. A Subseção se solidariza com a família, ao mesmo tempo que cumprimenta o Poder Judiciário pela garantia do direito à ampla defesa”, destacou a presidente, reconhecendo também o trabalho dos jurados na contribuição com um dos julgamentos mais longos da história do Paraná.

A OAB, através da Subseção de Guarapuava e Seccional do Paraná, atuou desde o primeiro momento do caso. Representantes foram designados para acompanhar as investigações e todas as fases do processo penal. No julgamento, que começou no último dia quatro, as sessões foram acompanhadas pela presidente Maria Cecília Saldanha, pela vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, pelo secretário-geral Rodrigo Rios, e durante todos os dias contou com a presença do diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão, procurador de Prerrogativas Wellington M. de Almeida, e do advogado Marinaldo Rattes, representante dos autos.

“A OAB esteve presente durante todos os trabalhos do Júri. Nossa Presidente Maria Cecilia e o Dr. Marinaldo estiveram presencialmente dando suporte necessário para que os trabalhos dos advogados e advogadas pudessem ser realizados de forma que se garantisse a ampla defesa e o exercício da assistência da acusação nos moldes delimitados em nossa Constituição. O resultado do julgamento é de conhecimento de toda a população, assim como é de conhecimento de todos o brilhante trabalho realizado pelo Magistrado Adriano Scussiatto Eyng na condução do julgamento, fato que é digno de elogios da OAB. Agradecemos o empenho e dedicação dos colegas da OAB Guarapuava que de forma gentil e afetuosa acolheram a nossa Diretoria e o Procurador Wellington Murillo de Almeida durante o histórico julgamento realizado”, disse o Diretor de Prerrogativas da OAB PR, Alexandre Salomão.

Luis Felipe Manvailer foi condenado por homicídio qualificado após quase três anos do crime, ocorrido na madrugada de 22 de julho de 2018. A pena, definida pelo juiz Adriano Scussiatto Eyng, ficou em 31 anos e 9 meses, mais multa de R$ 100 mil.

PROJETO TATIANE SPITZNER

De acordo com a presidente Maria Cecília, a OAB Guarapuava continuará integrando e fortalecendo movimentos que combatem a violência doméstica, como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, que conta com o apoio da Subseção e da OAB Paraná desde a primeira vez que foi realizado, em 2019. A Ordem dará sequência, também, ao Projeto Tatiane Spitzner, que reúne ações periódicas de combate à violência de gênero através dos canais da OAB Guarapuava.