Notícias

Nova gestão da OAB Guarapuava preza, também, pela igualdade de gêneros

08 de março de 2019

A nova gestão da OAB Guarapuava assumiu a Subseção com diversos desafios, entre eles, o de proporcionar equilíbrio na participação de advogadas e advogados. A proposta é sustentada pela tese de que é este equilíbrio que gera o crescimento com qualidade e rico em projetos que atendam todas as necessidades da classe.

“O olhar diferente de homens e mulheres para uma mesma questão enriquece a discussão e gera melhores decisões e soluções”, explica Maria Cecília Saldanha, presidente da OAB Guarapuava e segunda mulher a presidir a Subseção.

Este equilíbrio mencionado por Maria Cecília começa pela distribuição de posições na gestão. São 12 advogadas entre Diretoria, Conselho e Caixa de Assistência, que participam ativamente das decisões que envolvem os ramos da advocacia guarapuavana e da região.

Parte da equipe que compõe a gestão da OAB Guarapuava (Foto: Ascom)

A presidente da OAB Guarapuava relembra, ainda, que para as mulheres, o momento atual é histórico, também, na OAB Paraná.

“É histórico para a Seccional do Paraná contar com 14 mulheres presidentes de Subseção, incluindo Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Guarapuava. Com isso, as presidentes mulheres representam uma parcela considerável da advocacia do Estado e, assim, participam de forma substantiva das tomadas de decisões dos rumos da advocacia. Se pensamos na igualdade entre homens e mulheres, é necessário alcançarmos, também, o equilíbrio na liderança”.

CONQUISTAS

Maria Cecília destaca que, através da luta de advogadas, a classe tem uma conquista recente para celebrar. Foi deferida pela Direção do Fórum Estadual a utilização da vaga reservada para advogadas gestantes junto ao estacionamento interno do prédio da instituição, bem como o ingresso sem ser submetida a detectores de metais e aparelhos de raios-X, conforme dispõe o artigo 7-A do Estatuto da Advocacia.

“É uma demanda importante que conseguimos viabilizar. Advogadas gestantes devem procurar a sede da OAB Guarapuava com a declaração médica atestando a gravidez e seu período para as providências necessárias”.

E outras lutas seguem em curso. Para elas, a Comissão da Mulher Advogada desta gestão estipulou como um de seus pilares envolver, ainda mais, as mulheres advogadas pelas mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Nossa gestão tem como um de seus objetivos o fortalecimento da mulher na sociedade”, finaliza da presidente da Subseção.