‘Momento histórico para a advocacia da nossa região’, diz presidente da OAB Guarapuava sobre Conferência Preparatória
25 de agosto de 2023
A presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, classificou como histórico o encontro da advocacia na Conferência Preparatória Regional, realizado na sede da Subseção, na quinta-feira (24).
Foram mais de 200 advogadas e advogados reunidos na sede, em um evento inédito da OAB Paraná como parte da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, a ser realizada em Curitiba, em outubro.
No Terceiro Planalto Paranaense, estiveram reunidos profissionais, além de Guarapuava, da OAB Prudentópolis, OAB Irati, OAB União da Vitória, com participação dos seus respectivos presidentes: Alysson Wolski, Mário Cézar Pianaro Angelo e Omar Cador Ramos Eddine.
“Foi um momento histórico, único. Pela primeira vez reunimos a advocacia regional para mostrarmos a nossa voz sobre assuntos que estão sendo debatidos não só no Paraná, mas nacionalmente. Foi mais um momento recente que ficará marcado nesta trajetória de mais de meio século da nossa Subseção.”
O evento, como não poderia deixar de ser, teve participação em peso dos diretores da Seccional, que estiveram presentes para fazer jus à proposta de debate próximo com a classe.
Da OAB Guarapuava, esteve presente o conselheiro estadual Alexandre Barbieri e a secretaria-geral adjunta, Edinara Zago Kaminski.
Na abertura, a presidente da Seccional, Marilena Winter, e o vice-presidente, Fernando Deneka, destacaram a importância do evento em Guarapuava para a classe.
O presidente da Comissão Executiva da Conferência e diretor tesoureiro da seccional, Luiz Fernando Pereira, agradeceu Maria Cecília, que foi uma entusiasta da ideia de realizar as preparatórias desde o início.
“A primeira grande coragem da doutora Marilena ao realizar esses eventos é trazer a conferência para o interior. A segunda grande virada é transformar a nossa conferência em um conjunto de debates, para que os advogados falem, manifestem suas opiniões. Todo mundo terá direito de dar opinião e essa opinião será ouvida. É a nossa homenagem à Conferência de 1978, que foi a nossa grande inspiração”, explicou Pereira sobre a dinâmica do evento.
“A carta de Curitiba não será escrita isoladamente por alguém e depois referendada, mas será construída coletivamente”, concluiu.
Da OAB Paraná, também esteve presente a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério.
Confira, abaixo, um resumo da programação realizada em Guarapuava:
- Conferência ‘Advocacia em Números’ encerra programação da Preparatória
- Audiências virtuais, honorários e ativismo judicial são debatidos pela advocacia em Guarapuava
- Painel das Comissões em Guarapuava trata de aspectos do regime tributário da advocacia
- Conferência de Guarapuava tem workshops voltados a questões práticas dos escritórios
- Equipes de acadêmicos da região de Guarapuava participam de nova etapa do Moot