Notícias

Mesclando resgate histórico e olhar futurista, Subseção inicia celebração do cinquentenário

29 de abril de 2021

Respeito e admiração ao passado e olhar para o futuro. Foi sob esta perspectiva que a diretoria da OAB Guarapuava deu início ao período comemorativo do cinquentenário da Subseção, que será celebrado oficialmente em novembro. A abertura das atividades ocorreu de maneira online com o evento “OAB Guarapuava: 50 anos de História e Direito”, realizado na noite desta quarta-feira (28). Mais de 200 pessoas entre advogados, advogadas e acadêmicos, acompanharam a sessão, que contou com a participação da cúpula da representatividade do Direito Paranaense e palestras importantes dos ex-presidentes da Seccional José Augusto Araújo de Noronha, Alberto de Paula Machado e Alfredo de Assis Gonçalves Neto.

Na abertura dos trabalhos, a presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, frisou a importância do momento para a Subseção, que chega ao cinquentenário em um momento em que o mundo inteiro ainda tenta combater um inimigo invisível.

“Em 2021 as nossas atenções serão dedicadas a justa e indispensável celebração dos nossos 50 anos. Ao longo dessas cinco décadas, graças a atuação diligente dos advogados e advogadas, foi realizado um trabalho de referência na defesa e promoção da justiça. Reconhecemos os caminhos abertos, pavimentados e trilhados por nossos colegas de profissão. É tempo de relembrar momentos e, também, pessoas marcantes dessa trajetória fundamental para a nossa advocacia”, disse, relembrando que a OAB Guarapuava foi a sétima Subseção criada no Estado, atendendo, além de Guarapuava, os municípios de Pinhão, Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Reserva do Iguaçu e Turvo.

Em sua fala, o presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, fez referência a todas as diretorias e presidentes que já passaram pela Subseção, reforçando a gratidão da Seccional pela condução da OAB Guarapuava. Ele lembrou, também, que o sucesso da Ordem se reflete, inclusive, em sua sede, considerada a mais bonita do Brasil.

“Neste momento de abertura de comemorações fazemos um agradecimento em nome da advocacia paranaense aqueles que ajudam a construir essa belíssima história de 50 anos da OAB Guarapuava. Uma história que viu uma advocacia aguerrida, de muita qualidade, muito ética e muito parceria também da Seccional. Especialmente a quem já presidiu a Ordem, registro um agradecimento especial pelo tempo de suas vidas que dedicaram para comandar os destinos da nossa instituição”.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Fabiano Augusto Piazza Baracat, fez menção a parceria e alinhamento da CAA com a Subseção, o que proporciona para os advogados e advogadas mais qualidade de vida e, inclusive, condições de trabalho, fazendo menção ao escritório compartilhado da Caixa que está hoje dentro da nova sede da Subseção à disposição da classe. A coordenadora geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Adriana D’Avila Oliveira, também referendou a parceria com a OAB Guarapuava, reforçando que os profissionais da região têm apresentados resultados de destaque quando o assunto é busca por conhecimento.

“São quase 40% dos advogados inscritos na Subseção que acompanham hoje as aulas da Escola. É um número mágico e exemplar. Se nós tivéssemos este mesmo número em todas as Subseções, eu diria que o Paraná está o tempo todo buscando aprimoramento e cultura. Com 50 anos, por que não comemorar também a busca pela formação contínua? Para nós, esse envolvimento é motivo de muita alegria”, detalhou Adriana.

SAUDOSISMO, REFERÊNCIA E APRENDIZADO

Também esteve presente no evento a Medalha Vieira Netto e conselheira honorária da OAB Paraná, Edni de Andrade Arruda, primeira presidente mulher da Subseção e testemunha ocular do crescimento da OAB Guarapuava. Em sua fala, ela fez um pedido especial aos profissionais, fazendo menção aos tempos de combate à pandemia que ainda vivemos.

“Nós estamos vivendo tempos difíceis não só por conta da pandemia, mas também grandes dificuldades na nossa própria instituição. Faço um apelo aos advogados, principalmente da minha terra, para que não desanimem. Sejam fiéis a Ordem. As nossas inquietações não serão permanentes. As coisas irão passar e nós iremos continuar amando a Ordem acima de tudo porque ela está acima das nossas vaidades, preocupações pessoas, insatisfações. A Ordem permanece”.

O ex-presidente Noronha, atual diretor-tesoureiro do Conselho Federal, fez menção a importância da Subseção para a advocacia paranaense, ao mesmo tempo que lembrou de lutas em que teve papel primordial, como a construção da nova sede, inaugurada em 2019.

“Sonhamos cada dia, cada minuto, cada tijolo, cada centavo. Posso dizer sem sombra de dúvidas que Guarapuava causa inveja no Brasil por ter à disposição dela uma estrutura que, por muitos e muitos anos, acolherá e será referência para a advocacia brasileira”, pontuou antes de começar sua palestra sobre os “Aspectos Polêmicos dos Honorários Advocatícios à luz da atual jurisprudência”. A palavra de Noronha foi seguida pela do ex-presidente de Paula Machado, que palestrou sobre os desafios da advocacia, e do ex-presidente Alfredo de Assis Gonçalves, que deu importante contribuição sobre o tema sociedade unipessoal de advocacia.

“Houve um momento marcante na minha gestão que envolveu Guarapuava, que foi o primeiro compromisso de advogados realizado no município. Antes estes compromissos eram realizados apenas em Curitiba, e neste momento, em 2009, foi realizado o primeiro em Guarapuava. Depois realizamos também em Guarapuava o primeiro Colégio de Presidentes do município, com o apoio então conselheira Edni de Andrade Arruda”, relembrou de Paula Machado.

O ex-presidente Alfredo relembrou, também o seu carinho por Guarapuava, fazendo menção à Casa da Advocacia.

“Com o título de sede mais bonita do Brasil que a OAB Guarapuava é considerada, não tenho dúvidas de que ainda virão grandes feitos neste espaço destinado hoje para a advocacia do município e da região”,

Além dos profissionais mencionados, estiveram presentes virtualmente no evento o Conselheiro Federal Flávio Pansieri, a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Indira Winter, secretário-geral Rodrigo Sanches Rios, secretária-geral adjunta, Cristiane Regina Bortoloto, tesoureiro Henrique Gaede, diretor de prerrogativas, Alexandre Salomão, conselheiro estadual Marcos Antonio Maier Carvalho, vice-presidente da Subseção, Miguel Sarkis Melhem Neto, secretário-geral André Almeida Gonçalves, secretária-geral adjunta, Edinara Zago Kaminski e o tesoureiro Milton Korzune.

Toda a solenidade, inclusive com as palestras, está disponível na íntegra no YouTube da ESA PR através deste link (clique aqui). No decorrer do ano, novas comemorações serão realizadas pela Ordem em alusão ao cinquentenário.