Luta histórica da OAB Guarapuava, novo fórum é inaugurado

18 de dezembro de 2014

Uma das principais lutas da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Guarapuava nos últimos 20 anos teve sua realização na manhã desta quinta-feira (18). A construção de um novo fórum para a comarca foi objeto de reivindicações de diversos presidentes da Subseção, incluindo a atual diretoria comandada pelo advogado, doutor Marcos Carvalho, como lideranças do direito que antecederam e sucederam a conselheira estadual da OAB-PR, doutora Edni Arruda. O novo prédio, orçado em mais de R$ 36,7 milhões, terá mais de 14 mil metros quadrados.

A Sala da Ordem na nova estrutura ainda passará por retoques, como parte do prédio antes da mudança total prevista para janeiro. Em discurso, o presidente da Subseção da OAB, doutor Marcos Carvalho ressaltou que com a inauguração, o Tribunal de Justiça do Paraná resgatou uma dívida histórica com os guarapuavanos. “Sob seu aspecto objetivo, a inauguração de um Fórum tem o mesmo significado, expresso pela oferta de um espaço público de uso especial para prestação jurisdicional à comunidade. Já sob o seu aspecto subjetivo, representa o efetivo compromisso do TJ-PR em oferecer melhores serviços para o pleno exercício de suas funções institucionais”, argumentou Carvalho.

1086666

O presidente da Subseção também lembrou do trabalho de advogados para a articulação em torno do terreno para que fosse liberada a construção. “Aproveito esta oportunidade para registrar o empenho de nossos políticos nessa conquista, dos juízes dr. Nestário e dra. Christine e do advogado, Sergio Luiz Vitorassi, o qual quando Gerente da Cohapar, num período de aproximadamente seis meses de tratativas conseguiu convencer diplomaticamente as oito famílias que habitavam o terreno a desocupá-la, o que permitiu o então governador da época a autorizar a edificação no final de 2011”, lembrou Carvalho.

10841704

Para a conselheira estadual da Seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil, doutora Edni Arruda, é preciso valorizar o trabalho dos advogados na construção da justiça como um todo e na própria articulação em busca do novo prédio. “Apesar de que hoje a Ordem foi praticamente esquecida neste processo, é uma questão de justiça lembrar que nós estamos nesta luta há 20 anos, eu sou testemunha viva de tudo que nós fizemos, de todo o empenho que nós tivemos, de todos os esforços que fizemos para que essa obra hoje fosse uma realidade, então é um compromisso também da Ordem dos Advogados, era, foi e será sempre em busca de uma justiça cada vez melhor e é claro que para isso precisa de espaços confortáveis e mais do que isso, precisa ter pessoas comprometidas, pois sem isso, nada vale a suntuosidade deste prédio”, afirmou Edni Arruda.

A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Guilherme Luiz Gomes, do 1º Vice-Presidente, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, dos Diretores do Fórum de Guarapuava, Nestário da Silva Queiroz e Christine Kampmann Bittencourt, entre outras autoridades. Localizado na Avenida Manoel Ribas, 500, bairro Santana, as novas instalações do Fórum Desembargador Ernani Guarita Cartaxo foram edificadas em prédio com quatro pavimentos e subsolo, distribuídos em 14.303,12 m² de área construída.

10850744

O projeto arquitetônico do novo Fórum foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal, idealizado pelo arquiteto Alessandro Botega, e tendo como fiscais da obra o engenheiro Alexandre Arns e o arquiteto autor do projeto. A comarca de Guarapuava abrange também os municípios de Candói, Turvo, Campina do Simão e Foz do Jordão.

1084711

10859527