Dia do Advogado e as conquistas que devem ser comemoradas

11 de agosto de 2014

O 11 de Agosto, Dia do Advogado é uma data simbólica para a classe em todo o país e Guarapuava tem que ser ressaltada pelas conquistas em prol de melhorias para o judiciário na região e a presença nas principais discussões sociais. Com um ano e meio de gestão, a diretoria da Subseção de Guarapuava da Ordem dos Advogados do Brasil relembra algumas conquistas importantes para a comarca e também as relações que mantém com órgãos e entidades de classe.

A OAB em Guarapuava foi a responsável por encaminhar as principais reivindicações voltadas ao judiciário, de extrema importância tanto a advogados como a toda a sociedade. Questões como a falta de juízes para compor o quadro da comarca, agilidade em processos na 1ª e 2ª Vara Cível, providências quanto as escrivanias, juizados especiais, melhor atendimento à população, foram pontos que estiveram na luta da subseção.

Algumas conquistas reivindicadas há anos pela subseção são ressaltadas, como anúncio da estatização da 1ª Vara Cível e todas as negociações com o juiz titular para a agilidade nos processos e a qualificação no atendimento; a edificação do novo fórum que está na fase final e que deverá ser inaugurado ainda este ano, a 3ª Vara Criminal, a criação da Comarca de Candói e a elevação da Comarca de Pinhão para entrância intermediária, anunciada pelo Tribunal de Justiça também foi um pedido da OAB Guarapuava. Internamente, os mutirões disciplinares com o objetivo de proteger os bons advogados despacharam mais de 180 processos e a luta pela realização do Exame de Ordem que tem avançado dentro da seccional.

Além de cursos que promovem a qualificação dos advogados, foram realizados mais de 100 compromissos de novos profissionais que já atuam na área em Guarapuava e Região. Confraternizações, a chamada para participação das comissões, convênios que garantem descontos e reuniões com a classe também são temáticas que envolvem o dia a dia da entidade.

Na área social, a OAB esteve presente em parcerias com a Prefeitura de Guarapuava, Governo do Estado e entidades como a ACIG, o Observatório Social, entre outras, em debates que envolvem as melhorias no atendimento do poder público, o dia a dia da Câmara Municipal e a luta por um terreno que abrigue uma nova sede para a Ordem na cidade. Outro exemplo foi a participação da subseção na “Mobilização pelos Direitos da Mulher”, organizada pelo Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), que ainda teve a presença da desembargadora Denise Krüger Pereira e pela juíza Luciane Bortoletto.