Notícias

Com placas solares, sede da OAB Guarapuava passa a funcionar com energia limpa

10 de abril de 2023

Foi concluída na OAB Guarapuava a instalação de placas solares para manter, com energia limpa, o funcionamento dos quatro pavimentos da sede da Ordem no terceiro planalto paranaense.

A implantação foi iniciada em março, com a colocação das placas, e finalizada no início de abril, com a ligação das peças pela Energisa. A economia na sede deve ser superior a R$ 12 mil por ano.

A implantação da tecnologia sustentável foi promovida pela OAB Paraná, em um projeto com apoio do Conselho Federal que contempla todas as Subseções do Estado.

Placas solares foram instaladas na Subseção em março (Foto: Ascom)

A proposta está alinhada com a Agenda 2030 da Pacto Global da ONU, atendendo dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Energia Acessível e Limpa (ODS 7) e Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13).

Na Subseção de Guarapuava, a iniciativa está dentro do projeto Escolha Transformar, que pretende incentivar a advocacia a ter atitudes alinhadas às ODS.

Para a presidente da Subseção, Maria Cecília Saldanha, as placas solares atendem as premissas da Ordem em duas áreas: promovendo sustentabilidade, uma vez que a energia solar não gera qualquer emissão de poluentes e diminui o impacto ambiental; e gerando economia aos recursos da advocacia.

“A instalação das placas solares é uma conquista que nos deixa animados, pois uma sinalização clara e efetiva de que estamos alinhando os trabalhos pela classe com o que o mundo necessita. Ao mesmo tempo, estamos gerando economia, o que atende o nosso objetivo da boa e transparente administração dos recursos da Ordem”, explica Maria Cecília Saldanha, presidente da OAB Guarapuava.