Em homenagem póstuma, Centro Judiciário é batizado com nome da ministra Denise Arruda
11 de dezembro de 2020
(Foto: Superior Tribunal de Justiça/Divulgação)
Em homenagem póstuma, o Centro Judiciário de Curitiba foi batizado com o nome da ministra Denise Arruda, guarapuavana e primeira paranaense a assumir o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A solenidade de inauguração ocorreu na última quinta-feira (10). A escolha do nome da ministra foi aprovada em março pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).
Na cerimônia, a advocacia paranaense foi representada pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles. Como representante da família, a advogada Edni Arruda fez um discurso em homenagem à ministra.
“A nominação do Centro Judiciário em homenagem à Ministra Denise Martins Arruda constitui justo reconhecimento à magistrada, cuja trajetória muito contribuiu para o bom nome do Poder Judiciário estadual”, pontuou o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Adalberto Xisto Pereira, no momento da escolha de seu nome como patronesse do Centro Judiciário de Curitiba.
HISTÓRIA
Denise Martins Arruda iniciou a sua carreira na magistratura estadual após concurso para o cargo de Juiz Substituto, em 1966. Ela atuou nas Comarcas de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Mallet, Jandaia do Sul, Peabiru, Londrina e Curitiba.
No dia 14 de setembro de 1993, foi nomeada Juíza do Tribunal de Alçada, no qual exerceu a Vice-Presidência, no ano de 2001, tendo sido a primeira mulher a ocupar um cargo de direção no Judiciário Paranaense.
No dia 29 de janeiro de 2002, foi promovida a Desembargadora do Tribunal de Justiça, cargo que exerceu até 18 de novembro de 2003, quando foi nomeada Ministra do Superior Tribunal de Justiça.
Com informações do Tribunal de Justiça do Paraná.