Após conquistar sistema de rodízio, Subseção articula Guarapuava como sede permanente do Exame de Ordem

20 de setembro de 2021

A diretoria da Subseção está articulando com a OAB Paraná e com o Conselho Federal para que Guarapuava seja oficializada como sede permanente do Exame de Ordem. O pleito está sendo trabalhado desde o final de 2020, pouco tempo após a Subseção viabilizar o município como polo de aplicação em formato de rodízio, junto ao município de Jacarezinho.

“É uma inegável conquista. Era uma demanda muito antiga da comunidade acadêmica e nossa formalização como polo beneficia milhares de estudantes que não precisam deixar a região para realizar as provas muito longe de casa. No começo, o Conselho Federal preferiu instituir o formato de rodízio com Jacarezinho, mas a alta procura já na primeira aplicação após a mudança comprovou que nós podemos, sim, ser polo permanente”, destaca Maria Cecília Saldanha, presidente da OAB Guarapuava.

Na primeira aplicação em Guarapuava, em junho deste ano, foram quase 500 inscritos para a realização das provas no município. Destes, 386 candidatos participaram do Exame. A presidente da Subseção acredita que os números poderiam ser ainda maiores, não fosse o cenário pandêmico da época e que, mesmo com o avanço da vacinação, ainda continua presente e exigindo cuidados.

“Em outubro e novembro deste ano, justamente por conta do rodízio, as provas do XXXIII Exame de Ordem serão em Jacarezinho. O rodízio é interessante neste primeiro momento, mas entendemos que a sede permanente é, ainda, o melhor caminho para facilitar a vida dos futuros advogados e advogadas”, destacou a presidente, lembrando que a posição estratégica de Guarapuava no mapa do Estado não beneficia apenas acadêmicos do município, mas de toda a macrorregião Central.