Advocacia Estadual relembra fatos importantes e papel da OAB Guarapuava

14 de julho de 2021

No segundo evento de celebração ao cinquentenário da OAB Guarapuava, realizado na noite da última terça-feira (14), a história da Subseção foi referenciada por grandes nomes do Direito Paranaense. O evento online foi realizado com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA-PR) e OAB Paraná, que promoveram juntos um debate sobre a advocacia em 2º grau, com foco na atuação de advogados e advogadas nos tribunais.

Veja também: Disponível a gravação de palestras sobre advocacia em 2º grau

Na abertura do encontro, a Presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, iniciou os trabalhos fazendo um resgate histórico da Ordem e trazendo luz a um momento marcante da Subseção: 02 de setembro de 1971, dia em que foi realizada a primeira reunião para discutir a necessidade e possibilidade da criação de uma sede em Guarapuava.

“Estamos resgatando a nossa história. É tempo de destacamos, tanto quanto possível, momentos e pessoas marcantes da trajetória da nossa Subseção […] esta reunião gerou frutos e em 20 de outubro de 1971 foi realizado o protocolo do pedido de criação e instalação da Ordem em Guarapuava, com jurisdição abrangendo as Comarcas de Pitanga, Prudentópolis e Laranjeiras do Sul”, disse, referenciando o trabalho de um dos advogados mais antigos do Estado, Edison José Sanches, que também assinou o documento de criação e foi o primeiro Presidente da Ordem no município.

(Foto: Ascom)

O Presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, integrou os trabalhos do evento e falou sobre a dedicação da instituição na defesa da advocacia da macrorregião central do Estado.

“Nós sempre temos que registrar a importância da Subseção de Guarapuava no cenário estadual. Não apenas geograficamente, mas também por tudo aquilo que tem contribuído para o engrandecimento da advocacia paranaense”, frisou, fazendo menção ao trabalho de muitos profissionais que já atuaram na Subseção, como o próprio dr. Edison e, também, a advogada Edni de Andrade Arruda, Medalha Vieira Netto.

O ex-Presidente da OAB Paraná, José Lúcio Glomb, lembrou com carinho de idas à Guarapuava durante a sua gestão e classificou o trabalho da Subseção como essencial para o exercício pleno da advocacia.

“Minhas palavras são de satisfação e reconhecimento a todos os advogados da região pelo que fazem, fizeram e pela luta que tiveram ao longo desses 50 anos […] Nós sabemos, nossa instituição é grande graças a esse trabalho voluntario prestado por todos aqueles que se propõem a dedicar um tempo, um espaço da sua família, do seu lazer, do seu trabalho, em prol da organização de todos os advogados paranaenses”.

O evento contou, ainda, com a participação do ex-Presidente da Subseção e atual Conselheiro Seccional, Marcos Carvalho, e Presidente da CAA-PR, Fabiano Baracat.

A gravação do encontro está disponível no YouTube da ESA-PR (clique aqui) e canal da OAB Guarapuava no YouTube.