Notícias

  • Escolha Transformar

Subseção adota mais práticas sustentáveis e incentiva hábitos na advocacia local

05 de junho de 2020

Desde a inauguração do nova sede da OAB Guarapuava, em 2019, a Subseção passou a estimular mais práticas sustentáveis nas suas salas e, principalmente, na sede. As mudanças começaram já na própria estrutura do prédio. Nos banheiros, por exemplo, as torneiras passaram a ter sensores, o que ajuda a diminuir o gasto desnecessário de água.

“Nós entendemos na Subseção que os pequenos hábitos podem, quando adotados por muitas pessoas, trazer mudanças significativas. E nós, enquanto entidade representativa, também queremos levar essa consciência para os nossos profissionais. Incentivar um mundo melhor é um papel de todos”, explica Maria Cecília Saldanha, presidente da OAB Guarapuava.

Outras ações que vêm sendo adotadas pela Subseção dizem respeito, por exemplo, ao uso de copos plásticos, que futuramente devem ser completamente excluídos dos eventos da Subseção – hoje, no dia a dia e em eventos de pequeno e médio porte, são usados apenas copos de vidro. Outra medida já adotada é a separação de lixo, hábito que apesar de básico, precisa ser estimulado devido a sua importância. Além destas ações, a Subseção está adotando o uso de cartazes em pontos da sede com lembretes para se apagar as luzes ao deixarem determinado cômodo e, também, a criarem o hábito da reutilização de papel.

“Muitas destas medidas nós sabemos que já são praticadas pelos advogados. Ou já estão no seu imaginário. Mas a gente sabe, com os dias turbulentos, algumas ações acabam ficando de lado e, por isso, queremos estimular estas práticas”, completa Maria Cecília.

As medidas que foram e estão sendo adotadas pela OAB Guarapuava estão disponibilizadas em um circular que será enviado para advogadas e advogados com sugestões de medidas sustentáveis que podem ser adotadas em seus escritórios. Esta ação da OAB Guarapuava integra a campanha Escolha Transformar e atende o que propõe o Objetivo 3 (saúde e bem-estar) e Objetivo 11 (cidades e comunidades sustentáveis) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.

Confira, abaixo, as sugestões que estão sendo enviadas para às advogadas e advogados cadastrados no mailing da Subseção e integrantes dos informativos virtuais.

– Apague as luzes ao sair da sala

Se você perceber que este é um hábito que muitas vezes acaba sendo desprezado, talvez um pequeno cartaz ao lado dos interruptores possa ajudar.

– Tire os equipamentos da tomada após o uso

Quando fechar o escritório, lembre-se de tirar da tomada equipamentos como computadores. Diminuir o consumo de energia também é uma prática sustentável.

– Crie uma caixa para reutilizar papel

Apesar de muitos escritórios já adotarem o reuso de papel para documentos internos ou borrões, por exemplo, ter uma caixa específica para guardar estes rascunhos nos ajuda a não deixar essa prática passar em branco.

– Separe o lixo

Este hábito, apesar de básico, também pode acabar passando sendo desprezado na correria do dia-a-dia. Se possível, tenha lixeiras específicas para separação.

– Adote práticas digitais

Vivemos em um mundo globalizado, onde o uso de papel parou de ser importante para muitas ações. Você já cogitou digitalizar seus processos e utilizar papel apenas em casos muito necessários?

– Verifique as torneiras

Adotar os sensores em torneiras é uma boa forma de ajudar na economia de água. Se não for possível, lembretes próximos das torneiras podem ajudar.

– Tenha pelo menos uma planta no seu ambiente de trabalho

Ter mais plantas pode ajudar em um ambiente sustentável. As plantas auxiliam no controle do microclima local, tornando a temperatura mais agradável. Com isso, você reduz a necessidade de refrigeração artificial no calor, gasta menos energia e colabora com a melhora da qualidade do ar.