Notícias

Médico esclarece fatores que podem contribuir com desenvolvimento de câncer de mama

22 de outubro de 2019

Todos os anos, em outubro, muitas mulheres redobram a atenção com o corpo, principalmente com os seios, para pensar na prevenção ao câncer de mama. Outro cuidado comum nesta época é quanto a prevenção ao câncer de colo de útero. Mas para além de qualquer mês, existem hábitos que podem influenciar ou inibir o desenvolvimento destas doenças – e são situações que você pode ficar atenta durante todo o ano.

As dicas são do médico Mário Cruz (CRM/PR 11672), que a convite a OAB Guarapuava, explanou um pouco sobre o tema. Confira abaixo.

 

Qual é a idade ideal para mulheres começarem a fazer ações preventivas ao câncer de mama? Como o autoexame, por exemplo. No caso do preventivo de colo de útero, se aplica a mesma idade?        

Mário: A idade para início do rastreamento do câncer de mama com o autoexame é de 18 anos e mamografia a partir 40 anos de idade. Importante frisar que as pesquisas comprovam que a radiação emitida pela mamografia anual é muito baixa para estimular o surgimento de câncer de mama.

Em relação ao câncer de colo de útero, é conveniente realizar o ‘’ preventivo anual ‘’ após os 25 anos.

Lembrando que se a sexarca for precoce, pode-se realizar o rastreamento (preventivo) mais cedo (ex: 18 anos).

 

Existem predisposições/fatores de risco para ambas as doenças?

Mário: Para o câncer de mama: sobrepeso e obesidade; sedentarismo; bebidas alcoólicas; – menarca precoce (1º menstruação com menos de 12 anos); menopausa tardia (após os 55 anos); gravidez tardia (após os 30 anos); nuliparidade (nunca engravidou); idade maior que 50 anos; uso de contraceptivo hormonal; radioterapia; histórico de câncer de mama em familiares de 1º grau.

Fatores de risco para câncer de colo uterino: a infecção pelo vírus HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo e 80% das mulheres sexualmente ativas serão contaminadas durante suas vidas; sexarca precoce; tabagismo (dobro de probabilidade); multiplicidade de parceiros; infecções vaginais; dieta pobre em frutas e verduras; sobrepeso e obesidade; múltiplas gestações; histórico familiar em parentes de 1º grau; contraceptivo hormonal.

 

Existem hábitos que podem ser incluídos na rotina para evitar ou diminuir a chance de uma dessas doenças se manifestarem? Uma alimentação específica, por exemplo?

Mário: Para prevenir o câncer de mama: dieta saudável com frutas, verduras, peixe (omega3); atividade física pela manhã ou tarde (obter IMC normal); amamentação; reduzir stress; evitar ou reduzir drasticamente a bebida alcoólica; consulta anual com ginecologista.

Para prevenir câncer de colo: dieta saudável; vacina anti HPV; não fumar; evitar ou reduzir bebidas alcoólicas; atividade física (manhã ou tarde); evitar múltiplos parceiros; consultas periódicas com ginecologista.

Além das orientações citadas anteriormente, ressalto a importância da periodicidade de avaliação, o que permite com maior probabilidade a descoberta (diagnóstico) do câncer de mama ou do colo do útero mais precocemente.

Quanto menor a lesão descoberta, maior será a chance de cura da paciente.