Notícias

Comissão da OAB Guarapuava alerta advocacia para golpe no WhatsApp

29 de maio de 2020

Com a popularização de golpes através do aplicativo de mensagens WhatsApp, a OAB Guarapuava, através da Comissão de Inovação e Gestão, está emitindo um comunicado para advogadas e advogados reforçarem medidas de segurança para evitar o roubo de dados em seus smartphones.

“Em razão da popularidade, frequentemente, temos algum amigo ou colega que tem o aplicativo WhatsApp clonado. Os criminosos escolhem esse aplicativo em razão da facilidade com que a comunicação chega aos usuários e, justamente, por ser um meio de comunicação eficiente é frequentemente utilizado em golpes”, explica Lucas Balena, membro da comissão.

Entre as medidas de segurança que podem ser adotadas para evitar a clonagem do WhatsApp, por exemplo, destaca-se a implantação de verificação de duas etapas, essencial para quando o APP vai ser aberto em novos dispositivos. Na prática, isso significa uma série de dificuldades para quem aplica o golpe, já que, ao tentar clonar seu APP em outro aparelho, será necessário comprovar uma série de fatores, como senha pessoal, e-mail e um código de acesso que é enviado por SMS apenas ao proprietário da conta.

Para ativar a verificação de dois fatores, acesse as configurações do seu WhatsApp e entre na opção “Conta”. Ou siga o passo a passo disponível neste link. A Comissão de Inovação e Gestão lembra, ainda, que o WhatsApp não contata seus usuários solicitando informações confidenciais, como número de acesso ao APP.