Com presença da advocacia paranaense, OAB Guarapuava abre as portas da sua nova casa

23 de novembro de 2019

O sonho mais antigo da advocacia de Guarapuava e região se realizou na noite da última sexta-feira (22) com a inauguração da nova sede da OAB Guarapuava. O evento contou a presença maciça da advocacia paranaense, representa por presidentes e vice-presidentes de todas as Subseções do Estado, além de contar com a participação de toda a diretoria da OAB Paraná, Caixa de Assistência dos Advogados, e os representantes do Conselho Federal, diretor-tesoureiro José Augusto de Noronha e ex-presidente Claudio Lamachia. A recepção dos convidados que participaram da solenidade foi feita pela presidente da Subseção, Maria Cecília Saldanha, e demais diretores Miguel Sarkis Melhem Neto (vice-presidente), André Almeida Gonçalves (secretário-geral), Edinara Zago Kaminski (secretária-geral adjunta) e Milton Korzune (tesoureiro).

A nova sede da OAB Guarapuava conta com um dos edifícios de Subseção mais modernos do Paraná, com quatro pavimentos que somam 790 metros quadrados de área construída. O espaço está localizado em frente ao Parque do Lago, um dos principais cartões postais do município. O projeto é assinado pelo arquiteto Maximiliano Scandelari e pelo engenheiro civil Julio Araújo.

A nova sede conta com dois escritórios compartilhados, espaço de convivência e auditório para 200 pessoas. A estrutura foi pensada para proporcionar o melhor atendimento possível aos mais de 900 advogados da Subseção.

Após a inauguração oficial da sede e descerramento das placas de abertura, os convidados participaram de solenidade no auditório da Ordem. No início do evento, a advogada Maressa Melati, presidente da OAB Laranjeiras do Sul, leu a Carta de Guarapuava, documento que consolida as discussões transcorridas durante o 3º Colégio de Presidentes de Subseções, evento realizado em Guarapuava nos dias 21 e 22 de novembro. Em paralelo ao evento foi realizado, também, o 2º Encontro de Delegados da Caixa de Assistência dos Advogados.

TRABALHO CONJUNTO

Em sua fala, Maria Cecília Saldanha relembrou que o sonho da nova Subseção começou há muitos anos, tendo começado a ganhar corpo oficialmente na última gestão da OAB Guarapuava, que na época era presidida por Marcos Antônio Maier de Carvalho. A presidente ressaltou, também, a importância de o sonho ter sido acolhido pelas últimas gestões da OAB Paraná e Conselho Federal, à época presididas por José Augusto de Noronha e Claudio Lamachia, respectivamente.

“Essa sede grandiosa lança à advocacia desafios equivalentes. Que este seja um espaço de encontro, amparo e diálogo; não um fim, mas um meio para nossas realizações. Parte dos nossos sonhos se realiza com essa nova sede; parte será realizada ao mantermos a casa cheia”.

Em sua fala, Maria Cecília relembrou que a OAB Guarapuava, fundada em novembro de 1971, foi a sétima Subseção do Estado. Hoje, a inauguração da nova sede é um presente aos 48 anos da Subseção e, em paralelo, aos 200 anos de fundação de Guarapuava.

“Em tempos virtuais como o que vivemos, sedes como essa viabilizam a necessária e indispensável aproximação dos advogados”, disse em pronunciamento breve o presidente da CAA-PR, Fabiano Augusto Piazza Baracat.

A primeira presidente mulher da OAB Guarapuava, Edni de Andrade Arruda, homenageada em 2017 com a medalha Vieira Netto, teve sua fala permeada pela premissa da gratidão, citando Oscar Wilde.

“Gratidão, para ele, é a mais estéril das emoções. Errado: estéril é a ingratidão. É tempo de agradecer”, declarou, fazendo uma homenagem à José Augusto Araújo de Noronha. Em seu pronunciamento, Edni também fez agradecimentos ao ex-vice-presidente da Seccional, Airton Molina, ao presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, e à CAA-PR.

UNIÃO

O membro honorário vitalício do Conselho Federal, Claudio Lamachia, seguiu a linha dos que o antecederam, frisando a importância do trabalho de homens e mulheres que voluntariamente se dedicam à OAB.

“Se estamos aqui é pelo trabalho incansável de muitos que nos antecederam”, disse, complementando: “Não há democracia sem advogados. A OAB fala pelo cidadão e esta casa serve para isso. Somos agentes de uma transformação social”.

O presidente da OAB Paraná disse que a obra é fruto da união, sentimento que fez com que divergências eleitorais fossem superadas rapidamente em prol de um projeto posto de pé para fortalecer a advocacia em sua missão de assegurar o direito de defesa, a democracia, as liberdades e as garantias fundamentais.

“Esta é a casa da cidadania; a casa do povo brasileiro. Que nela sejam idealizados caminhos para colaborar com o progresso e o desenvolvimento social do nosso país”.

Representando o Conselho Federal, Noronha manifestou sua gratidão por todos os que tiveram, em suas palavras, “a coragem de empreender essa obra”. Foi durante sua gestão como presidente da OAB Paraná que a compra do terreno foi feita e a construção planejada.

PARTICIPAÇÕES

A mesa de autoridades da solenidade foi composta, além dos que se manifestaram ao público, pelos conselheiros federais Airton Molina, Flávio Pansieri e Juliano Breda; pelo membro honorário vitálio da OAB Paraná José Lucio Glomb; pelos demais diretores da Seccional — Marilena Winter, Rodrigo Rios, Christhyanne Regina Bortolotto, Henrique Gaede e Alexandre Salomão –; pela deputada estadual Cristina Silvestri e pelo prefeito Cesar Silvestri Filho; pelo juiz Rafhael Wasserman; pelo ex-presidente da OAB Guarapuava, Marcos Carvalho, pela ouvidora-geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss; pelo ex-diretor da OAB Paraná Alexandre Quadros, além de diretores da CAA-PR, tanto da atual gestão quanto da anterior.