Notícias

Sociedade se une para dizer não ao feminicídio em Guarapuava

22 de julho de 2024

Nesta segunda-feira (22), Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, integrantes da sociedade civil organizada se uniram em Guarapuava para dizer não à violência contra a mulher.

Centenas de pessoas participaram tanto da caminhada do meio-dia, um pedido pela paz, quanto da roda de conversa sobre o feminicídio, no período da noite. As ações foram organizadas pela OAB Guarapuava e Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).

Na caminhada, mulheres e homens andaram pelo Parque do Lago, vestidos de branco, em um ato simbólico em memória às mulheres que foram vítimas do feminicídio em Guarapuava e no Paraná. Ao fim, em frente de cruzes, soltaram balões brancos em um pedido de paz.

À noite, os caminhos jurídicos e técnicos para o enfrentamento ao crime foram o tema de debate. O auditório da OAB Guarapuava ficou lotado com a participação popular.

Integraram o debate Maria Cecília Saldanha, presidente OAB Guarapuava; Priscila Schran de Lima, secretária da Mulher de Guarapuava; Ana Carolina Hass de Miranda Castro, delegada; Luana Dias Schuarcz, soldado da Polícia Militar (PM-PR) e da Patrulha Maria da Penha, e Fernanda Bugai, pesquisadora de gênero e doutoranda em Direito.