Após manifestação da OAB, corregedoria abre sindicância contra promotora que ofendeu advogados de Guarapuava
14 de fevereiro de 2022A Corregedoria do Ministério Púbico do Paraná (MP-PR) abriu uma sindicância para apurar as falas da promotora Dunia Serpa Rampazzo contra advogados de Guarapuava.
A abertura foi feita na última sexta-feira (11), confirmada pela Associação Paranaense do Ministério Público (APMP). A manifestação ocorreu poucas horas após a Subseção emitir nota de repúdio contra a citação.
Durante uma audiência no último dia 8, a promotora xingou de ‘bosta’ um grupo de advogados que participavam de audiência virtual na Comarca de Guarapuava. O caso causou revolta da classe jurídica de toda a região.
Para Maria Cecília Saldanha, presidente da OAB Guarapuava, a reposta rápida da corregedoria vem de encontro ao que busca a Ordem em casos de onde a advocacia tem as prerrogativas violadas.
Como um posicionamento desrespeitoso, que fere a dignidade dos nossos profissionais e que vai contra o que prevê a Lei Orgânica do Ministério Público do Paraná, a apuração da corregedoria se faz mais que necessária. A Ordem continuará monitorando o caso e cobrando explicações sempre que for preciso, para que situações assim não voltem a acontecer.
Um dia após a audiência onde a ofensa aconteceu, em nova sessão e na presença dos mesmos advogados e da magistrada que acompanha o caso que estava em discussão, Dunia pediu desculpas pela atitude.
A promotora também emitiu uma nota, dizendo que a manifestação ocorreu “em momento de exaltação e discussão da causa, sem a intenção de ofender os causídicos que participavam do ato, tampouco a classe de advogados”.
Receba as notícias da Subseção no celular. Participe do informativo no WhatsApp ou no Telegram.