Notícias

Em três anos, OAB Guarapuava duplica número de Comissões Permanentes

29 de setembro de 2021

Nos últimos três anos, a OAB Guarapuava vem aumentando gradativamente o número de Comissões Permanentes e hoje, próximo ao final da atual gestão, atinge a marca de 12 grupos de trabalho. Em 50 anos de história, este é o maior número de comissões em funcionamento simultâneo dentro da Subseção. Mais de 110 advogadas e advogados estão envolvidos.

As comissões são órgãos essenciais para os trabalhos da Ordem e o funcionamento delas através dos profissionais voluntários tem sido desenvolvido de maneira exemplar, contribuindo com debates e encaminhamento de demandas de diversas áreas da advocacia. A composição das comissões prezou, inclusive, pela paridade entre gêneros: dos 117 membros, 60 são mulheres e 57 são homens.

A comissão mais recente a ser instalada foi a de Direito Eleitoral, formalizada em agosto deste ano e presidida pelo advogado Eduardo Weckl Pasetti. O grupo se constituiu em um momento de pré-campanha eleitoral e alta instabilidade entre os Poderes no país, temas que devem perpetuar parte dos trabalhos de análise da comissão. Os membros também serão responsáveis por debates e estudos que envolvam Guarapuava e a região no que há de mais atual sobre o tema eleitoral.

Outra mudança recente com relação as comissões foi a expansão da Comissão de Inovação e Gestão, que passou a agregar, também, a área de Direitos de Propriedade Intelectual. O grupo é presidido pela advogada Claudia Crisostimo. Também passou por mudança de nomenclatura a Comissão das Mulheres Advogadas, presidida pela advogada Danielle Nesi, que antes tinha designação no singular e foi alterada para o plural para contemplar mais causas femininas.

ATUAÇÃO

Através das comissões, foram realizados também mais de 50 eventos, entre encontros abertos ao público e reuniões internas dos grupos, que debatem, cada um nas suas áreas, assuntos pertinentes a prática advocatícia. Destas comissões resultam ofícios com demandas à Secional, encaminhamento de reuniões em repartições que atendem advogados, além de campanhas de conscientização e alinhamentos de trabalhos acadêmicos.