Notícias

Má alimentação e estresse são males do homem contemporâneo, diz Edson Crema

05 de junho de 2016

 

Acumulação de tarefas, pressa em resolver problemas do cotidiano, má alimentação e ingestão de alimentos com agrotóxicos são algumas situações que propiciam às pessoas diversas doenças de maneira cada vez mais precoce. A observação é do médico Edson Crema, que ministrou palestra sobre saúde no mundo contemporâneo na Subseção de Guarapuava da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta sexta feira (03). O bioquímico André Luiz Snak também falou sobre o tema com advogados, alunos e professores que participaram do encontro.

 

De acordo com Crema, diariamente nós estamos expostos a situações que facilitam o desenvolvimento precoce de doenças que, normalmente, só se manifestam aos 50 anos de idade. Segundo o médico, o simples ato de mastigarmos 20 vezes antes de engolirmos um alimento já seria um fator que ajudaria a inibir uma outra doença comum nos dias de hoje: a obesidade.

 

(Foto: Caio Budel/OAB Guarapuava)

 

“A sociedade está seguindo a tendência do ‘quanto mais melhor’. Podemos aplicar isso na comida. Se a pessoa não tem pressa e mastiga corretamente, isso facilita uma série de processos no nosso corpo que influenciam diretamente na nossa saúde”.

 

Ainda segundo Crema, se nada mudar no comportamento atual das pessoas, será cada vez mais comum o diagnóstico de jovens com doenças como câncer ou depressão. Na avaliação do médico, o estresse diário somado a alimentação e a utilização de comidas e produtos que possuem agrotóxicos também são prejudiciais ao organismo humano.

 

“Nós estamos em um processo de constante inflamação em todos os nossos tecidos. E a maneira que nós vivemos não nos permite que nós superemos isso”.

 

Para Snak, uma solução para este problema urgente é o diagnóstico precoce e preciso das doenças. Entre as sugestões do bioquímico está a necessidade de uma maior preocupação das pessoas para exames laboratoriais.

 

(Foto: Caio Budel/OAB Guarapuava)

 

“Muita gente nova acha que porque não sente nada não é necessário fazer exames. O que essas pessoas não percebem é que quando elas sentem algo, é porque a doença já está em desenvolvimento. Por isso a necessidade de notar alguma anormalidade no corpo cedo, com as pessoas novas”.

 

Além da dica de Snak, Crema complementou sugestões para que a saúde fique em dia.

 

“O nosso corpo precisa de muita vitamina C, vitamina D e antioxidante”.