Notícias

3ª Vara Criminal será instalada nesta terça em Guarapuava

19 de setembro de 2016

 

Após anos de espera, a Comarca de Guarapuava receberá oficialmente nesta terça feira (20) a instalação da 3ª Vara Criminal. A conquista é fruto de reivindicações antigas da Subseção de Guarapuava da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento de instalação é aberto para advogados e terá a presença da diretoria da OAB Guarapuava, do presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha e do Presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Roberto Vasconcelos.

 

Para o presidente da OAB Guarapuava, Marcos Carvalho, a implantação é uma importante e fundamental conquista para a advocacia da região. O trâmite para o processo de instalação da 3ª Vara Criminal foi concluído no início de agosto.

 

“A implantação desta nova Vara Criminal irá agilizar o trâmite dos processos criminais, melhorar a distribuição da Justiça e evitar a prescrição e impunidade dos crimes praticados na nossa região”.

 

Antes da instalação da 3ª Vara, os atendimentos a processos que seriam de sua responsabilidade eram realizados pela 1ª e 2ª Varas Criminais. Porém, a demanda não era devidamente suprida.

 

“Uma das deficiências com a ausência da 3ª Vara é que a pauta de audiências da 1ª e da 2ª recebeu uma carga extra e já está em 2018. Assim, a solução judicial é demasiadamente atrasada”.

 

A partir de agora, com a instalação da 3ª Vara, as atenções da OAB Guarapuava estarão voltadas para a possibilidade de criação de uma Vara da Fazendo Pública no município, o que desafogaria o trâmite de processos em outras Varas.

 

“Com a Vara da Fazenda Pública, milhares de processos que tramitam na 1ª, 2ª e 3ª Varas Cíveis teriam sua competência transferida para o novo órgão. Nesse caso, a quantidade de processos das Varas Cíveis seria consideravelmente reduzida, fato que possibilitaria maior celeridade no trâmite dos mesmos”.

 

A instalação da 3ª Vara Criminal será realizada nesta terça (20), no Tribunal do Júri de Guarapuava, às 18h.