Notícias

Saúde mental de advogados será abordada em evento na Subseção

10 de setembro de 2019

Integrando as ações do Setembro Amarelo, campanha mundial de combate e prevenção ao suicídio, a Subseção de Guarapuava receberá no próximo dia 17 de setembro a palestra ‘Suicídio: nós precisamos conversar’, que será ministrada pelo psiquiatra Cleber Feliciano Ferreira. O encontro abordará, entre outros temas, a saúde mental de advogados e advogadas.

“O advogado precisa estar atento a sua saúde mental. Mas também é fundamental o cuidado com a saúde mental dos seus familiares e amigos próximos. Em ambos os casos a informação é fundamental. O objetivo do evento é fornecer a informação que fará diferença na atitude e providência necessária”, frisa Maria Cecília Saldanha, presidente da OAB Guarapuava.

De acordo com Cleber, o Direito é uma área com grande exposição aos riscos da depressão, com incidência significativa de casos.

“É uma profissão em que há grandes pressões por cumprimento de prazos e exigência dos clientes e isso causa ansiedade, algumas vezes acompanhada de angústia e redução da qualidade do sono, impactando na vida pessoal, profissional e familiar do advogado. E essa tríade, se já houver histórico familiar, aumenta muito o risco de um quadro depressivo grave com suicídio”, explicou, lembrando que a depressão está presente em cerca de 20% da população mundial, ou seja, a cada cinco pessoas, pelo menos uma vai ter um quadro depressivo em algum momento da vida.

A palestra de Cleber será realizada na sede da Subseção a partir das 19h. O evento é aberto para a advocacia, familiares e convidados.

Para se inscrever, basta doar um pacote de fralda infantil. As arrecadações serão repassadas a uma instituição sem fins lucrativos de Guarapuava.