Notícias

OAB Guarapuava sedia seminário sobre o atendimento à mulher em situação de violência doméstica

12 de março de 2014

A Subseção de Guarapuava da Ordem dos Advogados do Brasil vai receber na unidade do Sesi, o seminário “O atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar” realizado pela Escola Superior de Advocacia do Paraná (ESA) e a Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero. O curso será entre os dias 24 de março e 16 de abril, e será voltado a advogados, juízes, promotores, delegados, procuradores e demais operadores do Direito.

O programa de atividades começa com uma mesa redonda no dia 24 de março, com o tema “Violência de Gênero na Atualidade, dificuldades e avanços” com Melina Girardi Fachin (Doutora em Direito Constitucional, com ênfase em direitos humanos, pela PUC/SP), Helena de Souza Rocha (Assessora da Relatoria do Direito Humano à Saúde Sexual e Reprodutiva da Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil) e Leandro Franklin Gorsdorf (Mestre em Direito pela UFPR).

A parceria da ESA e a Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero com a Fiep vai disponibilizar a transmissão do curso realizado em Curitiba para oito pontos do estado, entre elas, Guarapuava. As aulas serão transmitidas ao vivo, das 19h às 22h, em uma das salas do Sesi na Rua Coronel Lustosa, 1736.

Confira o programa completo e o currículo dos docentes:

SEMINÁRIO: O ATENDIMENTO À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
PROGRAMA
Abertura: 24/03/2014
Mesa redonda: Violência de Gênero na Atualidade – dificuldades e avanços
Melina Girardi Fachin
Helena de Souza Rocha
Leandro Franklin Gorsdorf
Módulo I: 26/03/2014
A Construção Sócio Cultural de Homens e Mulheres nas Relações de Gênero
Marília Gomes de Carvalho
Estudos sobre o Agressor e sua Vítima
Marlene Tamanini
Módulo II: 31/03/2014
Aspectos Psíquicos e Acolhimento da Mulher que sofre Violência
Maria da Graça Saldanha Padilha
Sinais de Violência e Plano de Proteção.
Almir Mendes
Módulo III: 02/04/2014
Atendimento às mulheres em situação de violência
Carmen Regina Ribeiro
A Mulher e as Dificuldades em Romper da Relação Violenta. Ciclos de Violência.
Deisy Joppert
Módulo IV: 07/04/2014
Lei Maria da Penha: histórico e aspectos relevantes
Maria Goretti Lopes
O Atendimento da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar pela Autoridade Policial
Márcia Vieira Rejane Marcondes
Módulo V: 09/04/2014
A Atuação do Ministério Público no Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
Olympio de Sá Sotto Maior Neto
Rotina e Estruturação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar
Representante da CEVID-TJ/PR
Módulo VI: 14/04/2014
A Prática do Atendimento Jurídico à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar
André Ribeiro Giamberardino
Reflexões
Sandra Lia Bazzo Barwinski
Encerramento: 16/04/2014
Mesa redonda: Direitos Humanos com enfoque na violência de gênero.
Flávia Piovesan
Wagner Rocha D’Angelis
Renata Thereza Fagundes Cunha

DOCENTES
MELINA GIRARDI FACHIN
Advogada. Professora. . Mestre em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Possui aperfeiçoamento em Direitos Humanos pelo Institut international des droits de l’homme (Strasbourg/FR, 2005) e graduação em Direito pela UFPR. Autora de diversas obras e artigos na seara do Direito Constitucional Internacional e Direito Internacional dos Direitos Humanos. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PR.
HELENA DE SOUZA ROCHA
Advogada. Professora. Assessora da Relatoria do Direito Humano à Saúde Sexual e Reprodutiva da Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil e membro da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênereo da OAB-PR. Ela é mestre em Direito Internacional do Direitos Humanos pela Universidade de Essex no Reino Unido, e advogada formada pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou em litígio estratégio internacional no Centro pela Justiça e o Direito Internacional e na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
LEANDRO FRANKLIN GORSDORF
Advogado. Professor. Mestre em Direito pela UFPR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direito urbanístico e direito e arte.
MARÍLIA GOMES DE CARVALHO
Possui graduação em Ciências Sociais pela UFPR. Especialização em Antropologia Social pela UFPR. Mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP e Doutorado em Antropologia Social pela USP. Pós-Doutorado na Université de Technologie de Compiègne-França. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia (Getec) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR.
MARLENE TAMANINI
Possui graduação em ciências sociais e políticas pela Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo. Professora. Mestrado em Sociologia Política pela UFSC. Doutorado em Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (DICH) pela UFSC e doutorado sanduíche no Centre National de la Recherche Scientifique. Tem experiência de ensino na área de sociologia e metodologia da pesquisa no curso de graduação em ciências sociais e na pós graduação de sociologia da UFPR.
MARIA DA GRAÇA SALDANHA PADILHA
Possui graduação em Psicologia pela UFPR. Professora. Mestrado em Psicologia da Infância e da adolescência pela UFPR e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, principalmente nos seguintes temas: abuso sexual, prevenção, adolescentes, infância.
ALMIR SIQUEIRA MENDES
CARMEN REGINA RIBEIRO
Graduada em Ciências Sociais pela UFPR e especialização em História, Antropologia, Recursos Humanos e Organização de Sistemas de Saúde.
DEISY MARIA RODRIGUES JOPPERT
Professora. Graduada em Psicologia pela UFPR e graduação em Direito – Faculdades Dom Bosco – Campus Marumbi. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica
MARIA GORETTI LOPES
Enfermeira. Servidora Pública. Especialista em Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde. Presidente Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem -ABEn (1995/98 e 2007/10). Diretora da Revista Brasileira de Enfermagem -REBEn (1995/98 e 2007/10). Integrante do Banco de Peritos em Liderança do International Council of Nurses -ICN (1997/01). Secretária Geral da Federação Panamericana de Profissionais de Enfermagem -FEPPEN (2000/02). Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (2005/06). Coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Curitiba e Região Metropolitana (2006). Membro do Conselho Nacional de Saúde (2008/10). Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (2011/12). Vereadora do Município de Curitiba (2012).
MÁRCIA REJANE VIEIRA MARCONDES
Delegada Titular.Delegacia da Mulher de Curitiba
OLYMPIO DE SÁ SOTTO MAIOR NETO
ANDRÉ RIBEIRO GIAMBERARDINO
Advogado. Professor. Membro do Conselho Penitenciário do Estado do Paraná. Doutorando em Direito do Estado pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR. Possui Mestrado em Direito pela UFPR e em Criminologia pela Università degli Studi di Padova, Especialização em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal/ICPC & UFPR e Graduação em Direito pela UFPR.
SANDRA LIA LEDA BAZZO BARWINSKI
Advogada e presidente Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE)
FLÁVIA PIOVESAN
Advogada. Professora. Mestrado em Direito pela PUC/SP) e doutorado em Direito pela PUC/SP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, Direito Constitucional e Direito Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, Direito Constitucional, Direito Internacional, proteção internacional e proteção constitucional.
WAGNER ROCHA D`ANGELIS
Advogado. Professor. Especialista em Direito Internacional pela USP. Mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR e é doutorando em Direito do Estado, CPGD – UFPR (tese sub judice).
RENATA THEREZA FAGUNDES CUNHA
Professora. Graduada em Ciências Sociais pela PUC-PR e mestre em História Social do Trabalho pela UNICAMP. Integra o Grupo Nacional Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres/Brasil Cone Sul. Atua como consultora de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade Empresarial pelo SESI-PR. Membro Consultora da Comissão de Enfrentamento à Violência de Gênero

LOCAL SESI GUARAPUAVA – Rua Coronel Lustosa, 1736.
HORÁRIOS Dias 24, 26 e 31 março e 02, 07, 09, 14 e 16 de abril, das 19h00 às22h00
CARGA HORÁRIA 24 horas/aula
NÚMERO DE VAGAS 100 Participantes
INVESTIMENTO R$30,00 (trinta reais)
FORMA DE PAGAMENTO À vista