OAB Guarapuava promove o Concurso de Artigos Ministra Denise Martins Arruda

18 de março de 2015

A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Guarapuava lança o CONCURSO DE ARTIGOS MINISTRA DENISE MARTINS ARRUDA. A inscrição é gratuita e deve ocorrer na sede da Subseção da OAB, na Rua Coronel Saldanha, 1903, até às 18h do dia 26 de junho de 2015.

Além de estimular o potencial criativo e o aprofundamento do conhecimento, a Subseção da OAB presta uma homenagem à guarapuavana que sempre defendeu e desempenhou com nobreza e probidade sua atividade profissional na Advocacia e na Magistratura, onde foi Ministra do Superior Tribunal de Justiça.

O Concurso de Artigos contará com duas categorias e temas: para a categoria “Advogado” o tema é “O desafio da advocacia no Século XXI” e para a categoria “Estudante de direito” o tema é “Direito e Justiça”.

O concurso é direcionado a todos os advogados regularmente inscritos na Subseção de Guarapuava e adimplentes junto a OAB e estudantes de Direito das instituições de ensino sediadas em Guarapuava.

O primeiro colocado na categoria “Advogado” receberá como prêmio R$ 1.000,00 (um mil reais) e o primeiro colocado na categoria “Estudante de Direito” receberá R$ 500,00 (quinhentos reais).

A Comissão Julgadora terá até o dia 31 de julho para a avaliação dos artigos e a divulgação dos resultados será até o dia 3 de agosto de 2015 na sede da Subseção de Guarapuava-PR e através do site www.oabguarapuava.com.br. A premiação acontecerá durante Jantar de Confraternização alusivo ao Dia do Advogado.

O edital do concurso com todas as informações está no site www.oabguarapuava.com.br.

Quem foi a Ministra Denise Martins Arruda?
Nascida em Guarapuava, em 1941, inspirada no exemplo do pai, o conhecido e saudoso advogado Oscar Virmond de Arruda, escolheu o caminho do Direito, conquistando, com apenas 22 anos de idade, em 1963, o título de bacharel pela Universidade Federal do Paraná. Depois de alguns anos advogando, em 1966 foi aprovada em concurso para juíza substituta, iniciando sua atuação como magistrada em Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.
Mediante novo concurso, foi promovida a juíza de direito, cargo que exerceu nas comarcas de Mallet, Jandaia do Sul, Peabiru, Londrina e Curitiba. Sua destacada atuação na magistratura fez com que merecesse nova promoção, agora para o Tribunal de Alçada, onde em 2001 foi eleita para a vice-presidência. Ela se tornou, assim, a primeira mulher a ocupar um cargo de direção no Poder Judiciário paranaense. Em janeiro do ano seguinte, nova e mais honrosa promoção, agora a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.

Denise Martins Arruda não permaneceu muito mais do que dois anos como desembargadora. Em maio de 2003, tornou-se a quarta mulher do país a chegar ao Superior Tribunal de Justiça, nomeada ministra pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A magistrada paranaense permaneceu naquela corte até alcançar a merecida aposentadoria, em abril de 2010.
Denise Martins Arruda faleceu em 12/12/2013. Por sua longa e vitoriosa carreira jurídica, sempre galgando posições mais altas por competência e merecimento, a guarapuavana Denise Martins Arruda se faz merecedora desta homenagem.