OAB Guarapuava no clima do Outubro Rosa

16 de outubro de 2013

A Subseção da OAB de Guarapuava por meio da Comissão da Mulher Advogada participa ao lado de diversas instituições da Campanha “Outubro Rosa”, de conscientização e combate ao câncer de mama. Além da utilização do laço que identifica as ações da campanha a sede guarapuavana recebeu uma iluminação especial na mesma cor.

A Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR)  também está colaborando com a iniciativa.

Como surgiu a campanha

Movimento popular internacional de prevenção ao câncer de mama, que traz um laço de cor rosa como símbolo, o “Outubro Rosa” foi lançado há 23 anos, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova York, nos EUA. Desde então, a campanha vem estimulando a participação da população, de empresas e entidades em ações direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Além dos laços rosa que enfeitam cidades de todo o mundo, no mês de outubro, monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, recebem iluminação em rosa, no sentido de sensibilizar cada vez mais a população. Corridas, desfiles de moda com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, estão entre as ações do Outubro Rosa.

No Brasil, o primeiro ato da campanha ocorreu no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado na cidade de São Paulo. A iniciativa partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, tendo o apoio de uma empresa europeia de cosméticos.

_DSC1134