Notícias

OAB Guarapuava desagrava o advogado Marcelo Iatskiu por tratamento desrespeitoso

31 de julho de 2018

A diretoria da OAB Guarapuava cumpriu uma sessão de desagravo em favor do advogado Marcelo Iatskiu, que foi desrespeitado enquanto trabalhava pelo policial Diolando Estrela e pelo segurança do Fórum, senhor Juliano. A sessão foi realizada nessa segunda feira (30), na sala do Fórum Estadual.

Na nota de desagravo público, lida pelo presidente da Subseção, Marcos Carvalho, a OAB Guarapuava manifestou solidariedade da classe ao advogado ofendido no exercício profissional, por ser impedido de adentrar e permanecer em repartições públicas, registrando que, nos termos do artigo 133 da Constituição Federal, o advogado é indispensável à administração da Justiça.

Entre outros pontos abordados, o presidente da Subseção alertou que a Ordem dos Advogados do Brasil não “se curvará diante das ofensas às prerrogativas do advogado, porque elas pertencem ao cidadão, que fala por meio das palavras destes profissionais”.

O DESAGRAVO

O desagravo público é uma medida efetivada na defesa do advogados que tenham sido ofendidos no exercício da profissão ou em razão dela. É um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas da advocacia.

Este Instrumento de defesa está previsto no inciso XVII, artigo 7, da Lei n. 8.906/1994, Estatuto da Advocacia (EAOAB).