Notícias

OAB defende período de cinco anos para graduação em Direito

05 de julho de 2016

 

Membros do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estiveram em reunião com o ministro da Educação, Mendonça Filho, onde defenderam a posição da entidade sobre o período de cinco anos para a graduação em Direito no Brasil. O tema foi uma das pautas da reunião porque, recentemente, o Conselho Nacional de Educação (CNE) sinalizou a possibilidade de redução no tempo do curso para três anos.

 

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica, Marisvaldo Cortez, o ministro fez uma sinalização de apoio ao pleito da OAB sobre a duração mínima dos cursos de Direito. No CNE, essa possível mudança foi debatida e já estava em vias de ser formalizada por meio de uma proposta. O CNE, entretanto, foi dissolvido com a posse do presidente interino Michel Temer, que deverá abrir edital para recompor o conselho. Ainda não há previsão para a retomada das discussões sobre o tema no CNE.

 

“Essa também foi uma preocupação que demonstramos porque isso prejudica imensamente a qualidade do ensino jurídico no Brasil, que já não está a merecer critérios de avaliação positiva”, disse Cortez.

 

Além desses temas, Cortez e o ministro fizeram uma discussão sobre a qualidade do ensino superior jurídico de forma geral. Também foram discutidas a efetivação dos cursos de especialização Lato Sensu pela Escola Nacional de Advocacia, o futuro dos cursos técnicos que conflitam com a atividade de estagiários nos escritórios e um assento para um representante da OAB no Conselho Federal de Educação.

 

“Levei ao ministro algumas preocupações do Conselho Federal da Ordem no que diz respeito a atual situação do ensino jurídico no Brasil, como por exemplo, o número excessivo de instituições de ensino, o número excessivo de vagas ofertadas para o curso de Direito no nível de graduação”, explicou Cortez.