OAB debate o “feminicídio” em Mobilização pelos Direitos da Mulher

27 de março de 2014

Nos dias 20 e 21 de março, o Tribunal de Justiça, por intermédio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), coordenada pela desembargadora Denise Krüger Pereira e pela juíza Luciane Bortoleto, realizou em Guarapuava, a “Mobilização pelos Direitos da Mulher”. Advogados de toda a região participaram do evento que teve entre as principais discussões, a implantação do Botão do Pânico na região e ações de cumprimento da Lei Maria da Penha na região.

Doutoras da OAB Guarapuava, Kellen Vanessa e Maria Cecília com a juíza Luciane Bortoleto ao centro

A OAB apoiou e contribuiu com o debate sobre o “feminicídio”, na qual a palestrante Alice Bianchini, doutora em Direito Penal pela PUC/SP e integrante da Comissão Especial da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, abordou a realidade da violência contra a mulher nos últimos anos. “Meu sentido ao tratar desse tema é a prática de crimes contra as mulheres de forma doméstica e da realização de crimes de gênero somente pelo fato de ser mulher, o que precisamos combater com ações efetivas e também pela educação, culturalmente”, afirmou Alice.

Doutoras da OAB Guarapuava, Kellen Vanessa e Maria Cecília com a doutora Alice Bianchini ao centro

Sobre a participação da OAB no evento realizado nos dias 20 e 21 de março, a doutora Alice Bianchini enfatizou a importância do envolvimento de toda a cidade em ações de combate à violência contra a mulher. “Uma mobilização como essa não fica restrita aos organizadores, mas a todos os setores da sociedade, tanto do governo, como fora dele, pois quanto mais gente mobilizada melhor, nesse tema que é extremamente importante, e é claro a OAB não pode ficar fora disso”, argumentou.

Debatedores, doutora Alice Bianchini do Conselho Federal da OAB, e a doutora em História, professora Rosemeri Moreira

A Subseção de Guarapuava da OAB esteve presente na abertura com o presidente Marcos Carvalho e o vice-presidente, Antonio Pacheco Barbosa. As integrantes da diretoria, doutoras Maria Cecília Oliveira Saldanha e Kellen Vanessa Kaminski Rodrigues de França participaram das palestras e debates da Mobilização.