Notícias

Mudança estrutural na 14ª altera acesso de advogados a Cadeia Pública de Guarapuava

13 de março de 2019

A partir de agora, advogados e advogadas que precisarem realizar atendimentos na Cadeia Pública de Guarapuava precisarão entrar no prédio pelo acesso da Rua Barão de Capanema, diretamente pelo portão da carceragem. Apesar de serem instituições distintas, antes o acesso a carceragem da cadeia podia ser realizado por dentro da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava. Uma mudança estrutural na delegacia, porém, alterou este procedimento.

De acordo com Rubens Miranda Júnior, delegado-chefe da 14ª, esta mudança na estrutura ocorreu por conta do desmembramento da gestão plena da cadeia de Guarapuava, autorizada em 2018 pelo Governo do Estado e formalizada neste ano.

Com a regulamentação, a 14ª passou a ter novas responsabilidades e, por isso, foi necessária a realização de obras no interior da delegacia, inviabilizando o acesso pelo antigo corredor que conectava o local à carceragem.

“Nós precisamos construir uma cela para adolescentes e o único espaço disponível era justamente aquele corredor. Então não há como passar mais por ali”, explica Rubens.

Dentro da 14ª, ainda existe um espaço na parte interna do pátio que dá acesso a carceragem, porém, ele será de uso restrito aos policias para o transporte de presos.