Ministro Fachin prestigiou cerimônia de posse da nova diretoria da Seccional

20 de janeiro de 2016

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, foi uma das autoridades que participou da cerimônia de posse da nova diretoria da OAB Paraná, que aconteceu na noite de terça-feira (19), no Teatro Positivo, em Curitiba. Fachin aconselhou o novo presidente da Seccional, o advogado José Augusto Araújo de Noronha, a buscar sempre prudência e firmeza. “A prudência para compreender que a democracia exige compreensão do dissenso, da diversidade. Feliz a sociedade que sem embargos das divergências procura caminhos em conjunto e que compreende o dissenso para recorrer à força do argumento. E firmeza para que não se tenha crise de decidibilidade, para que continuemos neste caminho que a história do Brasil cada vez mais reclama, um choque de República para que possamos nos orgulhar cada vez mais do país que temos e que há muito estamos tentando construir. Firmeza para honrar a advocacia do Paraná e do Brasil”, afirmou o ministro do STF.

“Se me fosse dado o nascer de novo, nasceria advogado. E é nesta medida que vejo que procurar o diamante na mina do carvão, transformar a pedra bruta em uma tese que venha a ser lapidada com solidez, como racionalidade sistemática, é uma das tarefas mais desafiantes que une não apenas experiência, mas também conhecimento. E é por isso que ao lado das razões pessoais, razões institucionais nos unem aqui esta noite. Que coloca num patamar diferenciado o papel de advogados e advogadas do Brasil”, ressaltou o ministro do STF, em seu discurso durante a posse da nova diretoria, conselheiros e presidentes de subseções.