Intensos debates e participação expressiva marcam Semana do Jovem Advogado

13 de fevereiro de 2015

A semana ainda não acabou mas já se pode afirmar que a OAB Paraná realizou a Semana do Jovem Advogado com intenso envolvimento das subseções e da advocacia iniciante em todas as regiões do Estado. A programação foi intensa, com debates positivos entre palestrantes e advogados iniciantes, além de palestras sobre temas que procuraram levar motivação e valorização aos participantes. Foram realizados debates sobre ética, honorários, prerrogativas, o novo Código de Processo Civil (CPC), comportamento perante autoridades, dicas para êxito na carreira, advocacia no 2º grau, entre outros temas aplaudidos pelos participantes, e apresentados por profissionais, advogados, conselheiros, magistrados com vasta experiência na rotina da advocacia.

Para o desembargador Domingos Perfetto, que fez palestra na OAB Cascavel, a iniciativa de trazer o jovem advogado e também os acadêmicos para dentro da Ordem para debater assuntos de interesse da advocacia é fundamental. “Eles é que vão nos suceder amanhã. É bom que eles tenham essa informação e já comecem a conhecer a tramitação do processo no Tribunal desde cedo. Quanto antes eles conhecem essa realidade, maior a possiblidade deles conseguirem aquilatar tudo que se passa lá. Conhecendo, eles têm condições de avaliar melhor”, afirmou. Para o desembargador, todo advogado deve ser valorizado, e valorizar o advogado iniciante é uma forma de dar a ele autoconfiança, autoestima, numa época tão conturbada. “É claro que há 20 ou 30 anos o início da profissão se dava de uma forma diferente. Hoje com 800 mil advogados no país, um mercado de trabalho difícil, extremamente competitivo, eu acho que essa iniciativa da OAB só vem a contribuir para boa formação do profissional. E é isso que nós queremos: um bom profissional, bem capacitado que traduz numa justiça mais eficaz e melhor”, afirnou Domingos Perfetto.

A programação da Semana do Jovem Advogado aconteceu na sede da Seccional durante três dias, e em mais  13 subseções: Apucarana, Arapongas, Cascavel, Irati, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Pato Branco, Londrina, Campo Mourão, Maringá, Paranavaí, Paranaguá e Toledo. Algumas ainda vão realizar suas atividades nesta quinta-feira (12).

A realização da Semana do Jovem Advogado foi alinhada ao plano nacional de valorização do advogado em início de carreira, em uma iniciativa conjunta da OAB Nacional com as Seccionais. Pode-se afirmar que a programação da OAB Paraná foi uma das mais intensas, com participação expressiva dos jovens advogados.

O presidente da Seccional, Juliano Breda, destaca que este trabalho voltado para advocacia iniciante não vai se encerrar com o término da programação da Semana. “Os trabalhos de atenção e valorização da advocacia iniciante vão continuar com ações da diretoria, Comissões e da ESA”, afirmou Breda. O presidente também lembrou que durante a Semana foi lançado o “Manual do Advogado Iniciante”, publicação para consulta e que tira dúvidas que os jovens advogados trouxeram até a Ordem. O Manual pode ser conferido no site (clique aqui) e foi entregue nos encontros nas subseções.