Notícias

Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos toma posse como Presidente do TJPR

03 de fevereiro de 2015

O Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos tomou posse ontem (2) como novo Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. Ele assume o posto para o biênio 2015-2016 tendo ao seu lado como 1º Vice-Presidente, o Desembargador Renato Braga Bettega; como 2º Vice-Presidente, o Desembargador Fernando Wolff Bodziak; como Corregedor-Geral, o Desembargador Eugênio Achille Grandinetti e o Desembargador Robson Marques Cury, como Corregedor. A cerimônia de posse aconteceu no Pleno do Tribunal de Justiça, 12º andar do Prédio Anexo.

Antes de entregar o cargo, o Desembargador Guilherme Luiz Gomes fez um breve relato das atividades desenvolvidas durante sua gestão.

O novo Presidente, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, destacou durante seu discurso de posse: “Nosso compromisso será cumprido rigorosamente, com muito trabalho, dedicação transparência e responsabilidade”.

De acordo com o Desembargador, além de melhorar a estrutura organizacional do Tribunal, sua gestão priorizará o início da construção do novo Centro Judiciário do Ahú, voltado somente para o primeiro grau, além da reforma do prédio do Palácio da Justiça, que deverá ser entregue no primeiro semestre do próximo ano. E ainda, a construção do prédio do Centro Administrativo do Tribunal, ao lado da Sede Mauá, entre outras propostas. “Muitas outras atividades serão implementadas. Sempre de forma inovadora, visando a modernização do sistema organizacional”.

Encerrando seu discurso, o Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos falou ainda da necessidade de implantar novos métodos de administração, descobrindo e aplicando boas práticas de magistrados e servidores. “Nesse sentido, nossa proposta maior é a mobilização de forças através de uma gestão participativa e democrática”, disse o novo Presidente.

Em nome do Tribunal de Justiça o Desembargador Gamaliel Seme Scaff enfatizou a palavra ‘coragem’ em seu discurso: “Todos os senhores, nobres colegas que hoje assumem cargos na composição da cúpula diretiva desta Corte, já demonstraram possuir boa porção dessa qualidade ao disponibilizar seus honrados nomes para o concurso eletivo que consagrou-os nas urnas do Tribunal do Pleno. Sim, porque ocupar um cargo dessa magnitude pressupõe disposição ao sacrifício em diversos átrios da vida pessoal, mormente nos tribulosos dias em que vivemos em nosso país e no mundo”, disse o magistrado.

O Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacóia, destacou as experiências valiosas acumuladas pelo novo Presidente ao longo de sua carreira na magistratura e enfatizou que: “A antecipada certeza do Ministério Público no sucesso de sua administração está baseada na destacada trajetória de realizações que lhe identifica, a esse positivo perfil de exemplo de magistrado e de modelo de homem integro”. O Procurador Giacóia falou ainda sobre a necessidade de um Judiciário forte, corajoso e destemido, além de “um Judiciário maiúsculo, um Judiciário não igual para todos, mas com coração e coragem que faça a diferença”.

Juliano Breda, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Paraná, saudou a nova direção da Corte, a partir de agora sob o comando do Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos. “Desejo à nova administração do nosso centenário Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, uma gestão inovadora, técnica, franca, permanentemente a serviço da população e da administração da Justiça”, enfatizou Breda.

Em nome da Associação dos Magistrados do Paraná o Juiz Frederico Mendes Junior disse em seu pronunciamento que uma das principais vantagens da democracia é permitir a alternância do poder, de modo regular, sem necessidade de luta ou violência. “É o que está acontecendo neste momento. Pela vontade livre de nosso Tribunal foram escolhidos seus dirigentes. Agora, realizando concretamente esta liberdade, eles assumem os cargos para os quais foram eleitos. A Associação dos Magistrados do Paraná sente-se extremamente honrada e feliz em poder participar deste ato de democracia e liberdade”. Ao encerrar sua fala o Juiz Frederico enfatizou: “Hoje é dia de festa. Amanhã, já será dia de luta – e a magistratura do Paraná estará ao lado de Vossas Excelências”.

O Presidente em exercício da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juiz Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra, em seu discurso saudou a todos os presentes, agradeceu ao ex-Presidente, Desembargador Guilherme Luiz Gomes as realizações  de sua gestão e desejou ao novo dirigente da Corte, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, uma gestão igualmente exitosa, especialmente no campo das relações  e realizações institucionais, “consolidando a posição do Judiciário Paranaense no lugar que lhe é devido no âmbito da Federação, como um dos mais operosos entre os grandes da República”, disse Gil Guerra.

Tomaram posse na mesma sessão, os Desembargadores que irão compor o Conselho da Magistratura no mesmo biênio: Abraham Lincoln Merheb Calixto, Maria Aparecida Blanco de Lima, Mário Helton Jorge e Fábio Haick Dalla Vecchia.

Participações: Compunham a mesa de honra o novo Presidente, Paulo Roberto Vasconcelos, o Governador do Estado, Beto Richa; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Deputado Estadual Ademar Traiano; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Néfi Cordeiro; o Prefeito do Município, Gustavo Fruet; o Comandante da 5.ª divisão do exército, General Luiz Felipe Kraemer Carbonell,  representando a Arquidiocese Metropolitana de Curitiba, Padre José Aparecido Pinto; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Conselheiro Ivan Bonilha; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Jucimar Novochadlo; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 9ª Região, Desembargador Altino Pedrozo dos Santos; o Presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, Desembargador Tadaaki Hirose; o Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, Juliano Breda; o Defensora Pública do Estado do Paraná, Josiane Fruet Lupion; o Presidente, em exercício, da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, Juiz de Direito,  Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra; o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Juiz de Direito Frederico Mendes Junior e  o Presidente da Câmara de Vereadores do município de Curitiba, Vereador Ailton Araújo.

Também prestigiaram a solenidade, ministros, senadores, juízes de direito, procuradores e promotores de justiça, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários de estado, desembargadores e juízes aposentados, autoridades militares, civis e religiosas, advogados, representantes de outros Tribunais do país, representantes de Universidades, profissionais de imprensa, demais autoridades, servidores, estagiários, convidados e familiares dos empossados.