Notícias

Corrida Legal traz benefícios para a saúde de advogados de Guarapuava

06 de junho de 2017

Instalado há quase dois meses em Guarapuava, o projeto Corrida Legal vem trazendo diversos benefícios para a saúde dos advogados e advogadas participantes. Atualmente as aulas contam com 40 alunos inscritos, sendo 10 destes frequentadores rotineiros. A iniciativa é da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) em parceria com a OAB Guarapuava.

De acordo com João Marcelo Bueno, assessor esportivo que faz o acompanhamento dos participantes, entre os benefícios da corrida está o combate ao sedentarismo, desenvolvimento de um bom condicionamento físico, auxílio no controle respiratório e até melhora para dormir. Para os iniciantes, é feito um acompanhamento especial focado em desenvolver a coordenação necessária para a prática da corrida.

“Se a pessoa nunca correu e quer participar, não precisa ficar preocupada. Nós fazemos treinos especiais, com movimentos de braços e pernas específicos, que vão auxiliar a prática da corrida”.

Em média, o processo de habituação dos participantes demora um mês. Bueno explica que, justamente por existir um tempo para as pessoas se acostumarem com os exercícios, é importante que não se falte as aulas.

“Principalmente no começo é muito importante que exista uma rotina em ir para as aulas. O processo para se acostumar é lento e, se o participante pula uma aula, ele pode acabar regredindo o que tinha aprendido na aula anterior”.

Os treinos têm uma hora de duração, com aquecimentos de 15 minutos. Apesar do frio, os participantes mais assíduos garantem que a prática só traz bons resultados.

“Muitas vezes o cansaço e a correria do dia-a-dia dificultam a ida aos treinos, mas a insistência tem valido a pena. Temos uma otimização do nosso desempenho na corrida, melhorando a performance e impedindo lesões. Com isso a corrida se torna uma excelente prática de boa saúde, assim como também uma ótima opção para a perda de peso”, conta a advogada Raquel Honesko.

Para o advogado Alexandre Barbieri, que também participa do projeto, a iniciativa ajuda a aumentar o rendimento físico de cada um.

“A orientação no projeto é feita em detalhes e de acordo com as condições de cada participante, tudo para extrair o máximo de cada um”.

MUDANÇA DE LOCAL

Inicialmente, as aulas eram realizadas na pista de atletismo anexa ao Ginásio Joaquim Prestes. Porém, com a chegada do período de frio e chuva, em junho e julho os treinos serão realizados na Clínica Fernanda França, no Centro, para atender melhor os participantes.

“Convidamos todos os advogados e advogadas para participarem do projeto Corrida Legal, as terças e quintas feiras 19h. Caso tenham dúvida com relação aos treinos, não há problema em fazer uma aula experimental”, explica a vice-presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha.

COMO PARTICIPAR

No projeto, os advogados participam gratuitamente, pagando somente taxa de inscrição para custo da camiseta personalizada. Já os dependentes, além da inscrição, pagam mensalidade de apenas R$ 50. Os treinos acontecerão todas as terças e quintas, das 19h às 20h.

As inscrições podem ser feitas neste link.