Comitê 9840 começa a receber denúncias sobre campanhas políticas em Guarapuava

02 de setembro de 2016

O Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral (Comitê 9840), criado no início de agosto em Guarapuava, já está recebendo denúncias sobre campanhas políticas na cidade. Até o momento, dois casos estão sendo analisados para possível encaminhamento à órgãos regularizadores. O Comitê 9840 é formado por diversas entidades de Guarapuava, entre elas a OAB Guarapuava.

De acordo Milton Korzune, presidente da Comissão de Fiscalização do comitê, as denúncias podem ser enviadas por celular ou por e-mail. Para que seja avaliada pela comissão, é importante que a denúncia tenha o máximo de provas possíveis.

“As pessoas precisam encaminhar fotos, vídeos, dados, datas. Tudo que for possível para que, de fato, o comitê possa avaliar o caso”.

A numeração no nome do comitê anticorrupção faz menção a Lei 9840/1999, que determina multa ou cassação para candidatos que doarem, oferecerem, prometerem, ou entregarem bem ou vantagem pessoal para eleitores como garantia de voto. De acordo com Milton, caso uma possível irregularidade seja confirmada pelo comitê, as denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, à Juíza Eleitoral, à Polícia Militar ou a Polícia Federal.

SERVIÇO

Denúncias podem ser encaminhadas pelo celular (42) 9949-2029 ou pelo e-mail comite9840@oabguarapuava.com.br.  Denúncias também podem ser feitas diretamente para a Polícia Militar (190) ou para Polícia Federal (3626-2298/3035-8701).