Comitê 9840 intensifica trabalho de fiscalização e conscientização

26 de setembro de 2014

O Comitê 9840 intensifica na próxima semana as ações para estimular o voto consciente e o combate a corrupção eleitoral, como a compra de votos. A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, uma das propositoras das ações, é a sede do comitê em Guarapuava.  Outras entidades também participam da iniciativa que segue os princípios da Lei 9840/99, primeira lei de iniciativa popular que pune a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa.

A coordenadora geral do Comitê 9840, a advogada Silvaney Isabel realizou uma palestra sobre o voto consciente nesta semana e participou de discussões em torno da importância do momento das eleições para a sociedade. “Precisamos analisar bem quem são nossos candidatos, ver suas propostas e escolher alguém que traga benefícios para a cidade, o estado e o país. É importante que possamos pensar em quem vamos votar, qual o seu currículo, o passado, o que já fez e como está propondo seu nome para este pleito”, afirmou a advogada para estudantes do Colégio Nossa Senhora de Belém, que vão votar pela primeira vez.

O Comitê 9840 é composto pela coordenadora geral, representando a OAB Guarapuava, a advogada Silvaney Isabel, juntamente com os advogados, doutor Thiago Gabriel Xalão e doutor Eduardo Nogueira de Morais; vice-presidente, o representante da Escola de Fé e Política, advogado Arthur Bittencourt Júnior; secretária Thaís Alexandra Schimidt, do Observatório Social de Guarapuava; assessor de comunicação, o jornalista do Diário de Guarapuava, Cristiano Martinez; e comissão de Publicidade, o jornalista da Central Cultura de Comunicação, Luãn Chagas.

Outras duas comissões ainda foram definidas, a de informação com Marcelo Cavagnari (Concejug), Rogério Bibiano (Extra Guarapuava) e José Abel Brina Olivo (Observatório Social de Guarapuava); e a de Fiscalização com o professor Claudio Cesar de Andrade (Unicentro), Tathiane Carvalho (Sindicato dos Bancários), Joarez Camargo (Ugam) e Nereu Pontarolo (Conselho Popular).