Notícias

Advogados do Paraná ganham mais uma sede, no centro de Curitiba

15 de abril de 2015

A sede oficial da OAB Paraná e Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) não vai mudar de endereço, permanece no bairro Ahú, em Curitiba, mas, a partir da próxima quinta-feira (16), os advogados do estado recebem uma nova sede no centro da capital, quando as entidades inauguram o novo Edifício Maringá. O prédio histórico que por quase 50 anos foi a sede oficial da OAB estadual, de 1957 a 2006, estava sem uso. Localizado na Rua Cândido Lopes, no centro de Curitiba, em frente à Biblioteca Pública do Paraná, o edifício foi adquirido e revitalizado pela Caixa de Assistência, com o objetivo de melhorar e ampliar os serviços e benefícios oferecidos pelas entidades aos advogados paranaenses.
Serviços já existentes na sede oficial da OAB e Caixa serão expandidos para o novo espaço, além da implantação de benefícios inéditos para atender novas necessidades profissionais e suprir a demanda da classe que não para de crescer. “A Caixa tinha a necessidade de ampliar seus serviços em diversas áreas, especialmente na área de saúde, pois atualmente presta assistência a mais de 51 mil advogados ativos da OAB Paraná e seus dependentes. Na sede atual, já não havia mais espaço para expansão e nem para a inclusão de novos serviços”, defende o presidente da CAA-PR, José Augusto Araújo de Noronha.

Sob a administração da Caixa de Assistência, o novo prédio terá Centro de Inclusão Digital; salas de aula para cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA); biblioteca doada pelo professor Egas Dirceu Moniz de Aragão e estandes para conveniados disponibilizarem serviços nas áreas em que há maior demanda, como convênios médicos e previdência privada dos advogados, através da OABPrev-PR.

Na nova sede, também haverá espaços próprios para disponibilizar serviços voltados à saúde do advogado; escritórios compartilhados para que os advogados possam realizar atendimentos; salas de reuniões para as Comissões da OAB; “Espaço Premium” para acomodar os advogados do interior quando estiverem em Curitiba para audiências e julgamentos, além de lanchonete e espaço para lançamentos de livros e eventos profissionais.

“É mais um grande projeto das duas últimas gestões da Caixa de Assistência sendo concretizado. É uma recompensa ao incansável trabalho que essas duas diretorias vem realizando em prol da classe. No entanto, a maior conquista, sem dúvida, é da advocacia paranaense que recebe um prédio inteiro de benefícios”, destaca Noronha.

Revitalização – A Caixa de Assistência adquiriu o Edifício Maringá em 2011. A partir de 2012, começou a reforma do prédio, que passou por um retrofit, ou seja, por uma revitalização e atualização para aumentar a sua vida útil através da incorporação de modernas tecnologias e materiais de qualidade avançada. A aparência básica do prédio foi mantida, para não perder sua historicidade.

Todas as instalações elétricas e hidráulicas do edifício foram refeitas, inclusive a troca de elevador, adotando o que se tem de mais moderno e econômico do ponto de vista de manutenção futura. A revitalização respeitou as normas técnicas construtivas e de proteção ao meio ambiente, com reaproveitamento de resíduos e materiais retirados do canteiro de obras.

“A obra foi idealizada pensando em atender os advogados em suas mais diversas necessidades profissionais, procurando proporcionar praticidade, em um ambiente acolhedor. Sem dúvida, é mais uma casa à altura dos advogados paranaenses”, garante a secretária-geral da CAA-PR, Maria Regina Zárate Nissel.