A OAB Guarapuava

História

Em 4 de novembro de 1971 nascia a Subseção de Guarapuava da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para congregar advogadas e advogados da região Central do Paraná. Instalada em 27 de março de 1972, foi a sétima Subseção criada no estado.

De lá para cá, em quase 50 anos de existência, a OAB Guarapuava se estruturou, fortaleceu laços com a advocacia local e regional e expandiu horizontes, acompanhando, principalmente, a modernização que o passar do tempo trouxe à sociedade. A primeira sede, adquirida em 1993 na gestão do então presi­dente da Seccional Francisco Accioly Rodrigues da Costa Neto, estava localizada na Rua Coronel Saldanha, no Centro de Guarapuava. Por anos, o espaço atendeu as demandas da advocacia local e regional, mas, com o crescimento da profissão, passou a se tornar pequeno para todos os serviços de suporte que a Ordem oferece aos profissionais. E a partir daí nasceu o sonho de uma nova sede.

Ordem ficou situada no prédio da Coronel Saldanha por 27 anos (Foto: arquivo OAB Guarapuava)

Em 2017, após anos de trabalho e articulações, que tiveram o envolvimento de diversos advogados e advogadas, o terreno para a nova sede da OAB Guarapuava foi adquirido, na gestão do presidente da OAB Paraná, José Augusto de Noronha, e do presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia.

Dois anos depois, em 2019, a OAB Guarapuava mudou para uma sede própria, ampla e considerada atualmente um dos prédios mais bonitos de Subseções do Brasil, localizada bem de frente para um dos endereços mais conhecidos e admirados do terceiro planalto paranaense, o Parque do Lago. A inauguração ocorreu na gestão da presidente da Subseção, Maria Cecília Saldanha, e do presidente da Seccional, Cássio Lisandro Telles.

Nova sede foi inaugurada no dia 22 de novembro de 2019 (Foto: arquivo OAB Guarapuava)

A nova e atual sede da OAB Guarapuava conta com um dos edifícios de Subseção mais modernos do Paraná, com quatro pavimentos que somam 790 metros quadrados de área construída. São dois escritórios compartilhados, espaço de convivência e auditório para 200 pessoas. A estrutura foi pensada para proporcionar o melhor atendimento possível às advogadas e advogados de Guarapuava e de toda a região.

A OAB Guarapuava conta também sete salas de apoio à advocacia, que hoje estão localizadas no Fóruns Estadual de Guarapuava, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Fórum de Pinhão, Penitenciária Industrial de Guarapuava, Cadeia Pública de Guarapuava e Penitenciária Estadual de Guarapuava. Todas igualmente equipadas com os recursos de informática e espaço adequado de trabalho, proporcionando amplo apoio aos profissionais no desempenho de suas atividades profissionais cotidianas.

Hoje, a Subseção de Guarapuava abrange, além de Guarapuava, os municípios de Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Turvo.