OAB Guarapuava participa dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero

05 de dezembro de 2017

A Subseção de Guarapuava da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma das entidades apoiadoras da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero”, uma mobilização anual realizada simultaneamente em todo o Brasil por membros da sociedade civil e poder público. Como forma de se fazer presente em assuntos pertinentes ao fim da violência de gênero, a OAB Guarapuava participa também do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava, um dos principais órgãos de incentivo a campanha no município. A Subseção é representada no conselho pela sua secretária-geral, Andreia Mariotti, e pela vice-presidente, Maria Cecília Saldanha, que possuem as posições de conselheira e suplente, respectivamente, dentro do órgão.

Andreia Mariotti (centro) com lideranças em reunião sobre violência de gênero (Foto: reprodução)

De acordo com Andreia, a exposição da campanha aumenta a cada ano. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Em Guarapuava, a campanha acontece há 6 anos, sendo iniciada nesta edição no dia 25 de novembro e com término programado para a próxima sexta feira (08).

“No dia do término, teremos uma roda de conversa com adolescentes sobre assédio e relacionamento abusivo. A campanha pretende mobilizar a cidade para debater as violências impulsionadas por diferenças de gênero. Foram realizadas palestras, instruções, blitz e rodas de conversa numa programação extensa que pretendia atingir a sociedade, o poder público e a imprensa”.

Como parte da programação aos 16 dias de ativismo, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava realizou diversas atividades de conscientização. Na última segunda feira (04), foi realizado um encontro com as mulheres agricultoras de Guarapuava para falar sobre “Políticas Públicas para as Mulheres e Inserção das mulheres trabalhadoras rurais na previdência social, serviços, benefícios e formas de contribuição”.

“Foi um encontro importante para aproximar essas mulheres de seus direitos”, explicou Andreia.