“O que nos move nesta gestão é a dignidade e o respeito à advocacia”

28 de fevereiro de 2019

A cerimônia de posse da nova diretoria da OAB Guarapuava foi marcada por muita emoção. Em seu discurso, a nova presidente da Subseção, Maria Cecília Saldanha, relembrou a importância da Ordem e destacou os principais desafios da nova gestão para o triênio 2019-2021. Em 47 anos de existência, esta é a segunda vez que a Subseção de Guarapuava está sendo presidida por uma advogada.

Confira, abaixo, o discurso na integra.

“Assumo a presidência da OAB Guarapuava com alegria e deferência, ciente da responsabilidade e da honraria. Responsabilidade de realizar o projeto proposto e de inovar, enfrentando apropriadamente os desafios atuais.

Inovar, dr. Noronha, como a OAB Paraná inovou no projeto da nossa nova sede em construção. uma edificação que associa eficiência arquitetônica à beleza, integrada a uma das principais paisagens de Guarapuava, o Parque do Lago.

Aceitamos o desafio de inovar na defesa das prerrogativas, no suporte à advocacia iniciante, na capacitação do advogado, na valorização da mulher advogada, no planejamento e na gestão, na ação da OAB na sociedade, no enaltecimento da advocacia!

Assumo esse compromisso com os diretores Miguel Sarkis Melhem Neto, André almeida Gonçalves, Edinara Zago Kaminski do Nascimento, Milton Korzune, conselheiros e conselheiras nominados.

Somos, juntos, um grupo coeso, atento às demandas da contemporaneidade e motivado a gerir a ordem de maneira eficiente, visando a excelência.

Aproveito o momento para parabenizar a diretoria que se despede, Dr. Marcos Antonio Maier Carvalho, dra. Andreia Oliveira Mariotti Nunes e dr. Airton João Penteado. Todos triunfaram ao fortalecer a OAB Guarapuava. Incontestável é a importância desta e das gestões anteriores.

A partir das sendas trilhadas, há um novo caminho a ser percorrido e a OAB Guarapuava dará novos passos e redigirá capítulos inéditos nesse enredo em permanente elaboração.

Para facilitar esta caminhada, sigo os passos de uma advogada que fez história em Guarapuava, uma mulher de vanguarda, a primeira advogada presidente da OAB Guarapuava, dra. Edni de Andrade Arruda.

Dra. Edni é exemplo de amor ao direito e à advocacia e de dedicação à OAB.

Tal amor e dedicação à ordem conecta todos nós que dedicamos parte de nosso tempo à ordem.

Escolhemos a advocacia como área para nos dedicarmos profissionalmente, mas essa dedicação ultrapassa os limites profissionais. Vemos o direito com os olhos do coração e da alma e advogamos porque acreditamos numa justiça viva e permanente. Acreditamos e lutamos pela advocacia como essencial à justiça, fundamental à liberdade, indispensável à democracia.

Destaco que a grande missão da Ordem é a sua contribuição pública para uma sociedade com mais justiça.

E se assim acreditamos, o que nos move nesta próxima gestão, presidente Cássio? A dignidade e o respeito à advocacia. Cito as suas palavras: “A OAB tem de ir onde o advogado está e que nossa classe deseja, antes de mais nada, uma OAB identificada com as dificuldades do cotidiano da advocacia”.

Por isso entendemos como prioridade a constituição de uma Ordem que esteja ao lado de seus profissionais, oferecendo-lhes os pressupostos fundamentais para o desempenho de sua função social, mantendo intactas as suas prerrogativas, capacitando-os com qualidade para o enfrentamento do mercado e exigindo uma remuneração digna, compatível com a magnitude dessa atividade.

Os temas coletivos também nos sensibilizam e exigem a intervenção da OAB e entre eles destaco o combate à violência contra a mulher.

Precisamos combater a intolerância e incentivar a solidariedade, o respeito e a compreensão. há um campo vasto para semearmos o bem comum, a igualdade e a democracia.

Ressalto, ainda, a imprescindível importância e participação da OAB Paraná e da Caixa de Assistência nesta Subseção. Assim como este Teatro Municipal foi construído através da união de esforços, sr. prefeito, a OAB não é diferente. Estamos unidos ao Conselho Federal, a OAB Paraná e a Caixa de Assistência dos Advogados para chegar ao final desta gestão prestando contas de um eficiente trabalho realizado.

Se este belo teatro precisa de artistas para se tornar vivo, para alcançar seu objetivo, a OAB precisa da presença das advogadas e dos advogados. Convido nossos jovens e maduros colegas para que, nos próximos 3 anos, unam-se a nós, para que possamos ocupar nosso espaço garantido constitucionalmente, que deve ser conquistado pelo trabalho ético, com estudo, esforço e dedicação. vamos cumprir nossa tarefa a cada dia, sem jamais deixar de agradecer, sem jamais deixar de pedir a benção e a sabedoria divina para seguir o caminho que leve à justiça e à defesa da cidadania, alcançando uma sociedade mais justa.

Como disse o poeta, nós somos do tamanho daquilo que vemos e não do tamanho da nossa altura.

Muito obrigada!”