Notícias

Médico fala sobre predisposições ao câncer de próstata

10 de novembro de 2017

70 mil. Esta é a estimativa de novos caso de câncer de próstata registrados por ano no Brasil. Fatores como a idade, genética e raça podem influenciar no desenvolvimento do tumor, que é o segundo tumor sólido mais frequentes em homens com mais de 45 anos. Quem explica é o médico Marcelo de Campos Lima, de Guarapuava.

De acordo com o médico, quanto maior a idade, mais fácil é da doença se desenvolver. Homens de raça negra e homens com parentes de primeiro grau que já tiveram câncer também possuem predisposição à doença.

“Estima-se que um em cada seis homens desenvolverá o câncer de próstata, o que justifica a indicação de análises anuais rotineiras a toda a população masculina a partir dos 45 anos. Com o diagnóstico precoce, alcança-se chances de cura da ordem de 90 % dos pacientes”.

Segundo Marcelo, um dos principais fatores que diminuem a ida de homens ao médico é a necessidade de ter de se realizar o exame físico de toque prostático. O tema é um dos principais pontos abordados na campanha nacional Novembro Azul, que além de alertar sobre o câncer de próstata, tenta, aos poucos, acabar com o estigma que envolve um dos exames necessários para o diagnóstico.

“A informação a respeito do assunto tem sido amplamente discutida nos últimos anos, então as pessoas, as famílias, sabem da importância dos exames preventivos. No consultório, a imensa maioria dos homens fazem os exames sem constrangimento. Vejo que o preconceito tem diminuído”.

EXAMES

Para o diagnóstico preciso o médico irá procurar por alterações miccionais, como dor, jato urinário fraco, esforço miccional, sangramento na urina, entre outros. Além do “toque”, é necessária a realização do exame de sangue chamado PSA. Em caso de alteração em ambos os exames, o médico indica exames mais avançados, como a biópsia prostática, que efetivamente pode diagnosticar a doença em casos suspeitos.

“Como característica geral o câncer de próstata é uma doença de evolução relativamente lenta quando comparada a maioria das outras neoplasias malignas, oportunizando uma boa janela para tratamentos efetivos e curativos”.

De acordo com o médico, existem alguns fatores que são protetores para o desenvolvimento deste tipo de câncer, entre eles, alimentar-se com frutas, grãos, cereais, legumes e verduras. Evitar o consumo exagerado de gorduras de origem animal, praticar exercícios regularmente e não fumar também influenciam para o não desenvolvimento do tumor.

“Atualmente, os exames para o diagnóstico de câncer de próstata são oferecidos tanto por clínicas particulares como pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Existem muitas opções para quem quer se cuidar”.