Notícias

Advocacia é uma das profissões expostas aos riscos de depressão, alerta médico psiquiatra

16 de setembro de 2019

A cobrança por resultados e cumprimento de prazos são alguns dos desafios enfrentados por profissionais de diversas áreas no atual e competitivo mercado de trabalho. E essa pressão pela qual muitas pessoas passam, incluindo os advogados, pode causar ansiedade, angústia e redução da qualidade do sono.

Este quadro, juntamente com o histórico familiar, se houver, aumenta consideravelmente o risco de depressão grave e suicídio. É o que alerta o médico psiquiatra José Cleber Ferreira.

E para explicar melhor sobre o assunto, o especialista fará uma palestra nesta terça-feira, 17 de setembro, na sede da subseção de Guarapuava da OAB para advogados, familiares e convidados.

“Estou honrado com o convite da OAB e agradeço à Diretoria e à Presidente, Maria Cecília Saldanha, por ter este olhar afetivo e cuidadoso com a saúde mental dos profissionais da OAB”, destacou.

No contexto do Setembro Amarelo, Dr. Cleber falará sobre depressão e suicídio com foco na prevenção.

“Nós precisamos falar disso porque a prevalência de depressão é em torno de 20% da população, ou seja, a cada 5 pessoas pelo menos uma vai ter um quadro depressivo em algum momento da vida. Então precisamos criar multiplicadores que saibam identificar os sinais nas pessoas do seu convívio e possam indicar ajuda médica, porque depressão tem tratamento e a vida é o nosso maior presente”, afirmou.

Para participar, basta realizar a doação de pacotes de fralda infantil, cuja arrecadação será repassada a uma entidade social de Guarapuava.

Texto: Cristina Sens