Insira seu e-mail para receber informações, notícias e muito mais

RECADASTRAMENTO DE E-MAIL

Para que você fique sempre por dentro das ações e informativos da OAB Guarapuava estamos realizando o recadastramento dos e-mails de advogados e advogadas da nossa Subseção.

Os dados pedidos no formulário abaixo são para controle interno exclusivo da OAB Guarapuava, não eximindo os advogados de manterem atualizados os seus cadastros individuais junto à Seccional do Paraná.

Noticias


A GESTÃO DO ESCRITÓRIO

01/jul/2013

Conheça a importância do papel desempenhado pelo jurista, que ao mesmo tempo é administrador, e saiba como sua conduta pode conduzir o escritório a melhores posições no mercado.

A contínua ampliação da oferta, em um nível superior ao da demanda, tem tornando o mercado cada vez mais competitivo no que se refere a produtos e serviços, o que vem causando aumento da concorrência e instabilidade econômica em diversos setores.

Na área jurídica este cenário cria grandes disparidades, com escritórios assumindo posições de destaque e ganhando projeção, enquanto outros apenas buscam a sobrevivência. É quando salta aos olhos a responsabilidade que recai sobre os administradores na árdua tarefa de superar as adversidades e buscar competitividade.

Administrar em um ambiente de constantes mudanças, percebendo o aumento na velocidade das comunicações, a alteração no perfil dos clientes e a ampliação da demanda em setores específicos, é das mais complexas atividades, mas que pode gerar grandes oportunidades se realizada de forma eficiente.

Estas oportunidades, contudo, podem não ser aproveitadas se recursos humanos e financeiros não forem direcionados a uma melhoria na qualidade dos serviços e sua divulgação. De nada adianta oferecer diferencial se o mesmo não puder ser encontrado.

Muitos escritórios de advocacia não visualizam o planejamento de suas atividades e orientação de seus recursos como forma de aproveitar as demandas crescentes e ampliar participação no mercado.

É necessário, portanto, que os escritórios se estruturem de modo a profissionalizarem sua gestão nos moldes de uma empresa, adaptando-se às necessidades do mercado e planejando estratégias de atendimento e marketing.

Para isto, é necessário que o advogado modernize sua capacidade de administração, vindo a tornar-se mais eficiente no oferecimento de seus serviços a um leque cada vez mais específico de potenciais clientes.

A aplicação de uma gestão eficiente a um escritório de advocacia é, certamente, um meio hábil para combater a crise ocasionada pela ampla concorrência e reflexos da instabilidade do mercado, fazendo com que ele se ajuste aos nichos de mercado que melhores oportunidades oferecem.

Uma administração bem sucedida deve planejar a identificação, por meio de pesquisas, de oportunidades até então subaproveitadas, e desenvolver habilidades específicas capazes de atendê-las. Deve determinar áreas que possam oferecer oportunidades futuras e planejar seu desenvolvimento para tornar-se apto a elas. Considerar áreas de atuação em que deva se especializar a nível de excelência, de modo a oferecer diferencial.

A gestão bem planejada possibilita a melhora da performance do escritório por meio do desenvolvimento de especialidades capazes de aproveitarem oportunidades de mercado que tragam retorno imediato ou futuro, evitando que se incorra em erros que importem em desperdício de tempo, esforços e recursos.

Tão importante quanto o planejamento é transformá-lo em ação. De nada adianta o desenvolvimento de objetivos e metas caso não se concretizem. A estruturação deve envolver todos os elementos que compõem o escritório, incluindo recursos financeiros e humanos. Somente a implementação das especialidades corretas pode fornecer o diferencial que o escritório precisa para superar a concorrência e assumir uma posição de destaque no mercado.

 

Central Jurídica